quinta-feira

300 mil obras na Feira Mundial do Livro Electrónico

A Feira Mundial do Livro electrónico vai permitir descarregar, de forma gratuita e a partir do próximo dia 4 de Julho, mais de 300 mil obras em formato digital, um valor elevado se considerarmos que, numa biblioteca média, estão disponíveis qualquer coisa como 30 mil livros.

De acordo coma edição de ontem do diário espanhol El Pais, a iniciativa serve para celebrar a publicação, há exactamente 35 anos, do primeiro livro electrónico - a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. O objectivo dos principais impulsionadores (o Projecto Gutenberg e a Biblioteca Mundial de Livros Electrónicos (ebooks) é "reduzir a ignorância" e o "anafalbetismo".

O fundado do projecto Gutenberg, Michael Hart, foi pioneiro na colocação, a 4 de Julho de 1971, da primeira obra na Internet. Desde essa altura, não tem parado de crescer o número de publicações postas à disposição dos internautas. Quando, dentro de duas semanas, se inaugurar a Feira Mundial do Livro electrónico, poderão descarregar-se, sem quaisquer custos, mais 300 mil livros.

O evento repetir-se-á todos os anos. Há dois objectivos que presidem à realização anual da Feira impulsionar a publicação de de todo o tipo de textos online e alcançar, em 2007, meio milhão de obras colocadas na Internet de forma gratuita, 750 mil em 2008 e um milhão no ano seguinte.

"Os nossos projectos baseam--se na premissa de que toda a gente deveria poder aceder a uma biblioteca pública global", assinalou, citado pelo "El Pais", John Guagliardo, fundador da Biblioteca Mundial de Livros Electrónicos, provavelmente uma das maiores bibliotecas digitais disponíveis da Rede.

Os livros da Feira Mundial, que durará um mês, até 4 de Agosto, incluem obras em mais de 100 idiomas diferentes, com a presença de quase todos os autores clássicos e uma ampla variedade temática. Poderá aceder-se a eles de forma totalmente gratuita.
In Jornal de Notícias - 29-06-2006

Sem comentários: