sexta-feira

Entre Estantes

Holland Park Library (Kensington, London, 1940)
Imperial War Museum

Nesta fotografia que mostra o interior da biblioteca da Holland House podem ver-se alguns "leitores" aparentemente a escolherem livros indiferentes aos estragos que os bombardeamentos da aviação alemã fizeram em Setembro de 1940.

A Holland House foi severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e permaneceu em ruínas até 1952, altura em que foi parcialmente reconstruída. A fotografia foi tirada por um fotógrafo desconhecido, que trabalhava para a Fox Photos, uma agência fotográfica londrina.

A Holland House, que faz agora parte de um teatro ao ar livre, foi construída em 1605 por Sir Walter Cope e foi uma das primeiras "grandes casas" de Kensington, tendo sido ocupada pelo exército de Cromwell durante a Guerra Civil Inglesa.

O fotógrafo conseguiu captar o momento em que 3 homens com chapéus de coco alheios a toda a destruição que os rodeia, aparentando alguma calma e descontracção, escolhem e lêem alguns livros que milagrosamente escaparam a mais uma noite do Blitz.

A permanência das paredes da biblioteca cheias de livros praticamente intactos, enquanto todo o tecto e mobiliário foram destruídos, mostra como a cultura escrita pode muitas vezes sobreviver à destruição material envolvente. A ideia de que mesmo em tempo de guerra é possível encontrar consolo nos livros e procurar refúgio entre estantes.

Do cruzamento da minha realidade profissional com a motivação de ter uma presença na internet, surgiu a ideia de construir o Entre Estantes.
Para além de pretender marcar uma presença no mundo virtual, este site tem como finalidade a reunião de um conjunto de recursos de informação on-line sobre biblioteconomia e áreas afins, de forma a manter disponíveis alguns links com interesse para a “galáxia internet”, para além de ser também um espaço de partilha e de troca de opiniões sobre os assuntos que actualmente entrecruzam a realidade das bibliotecas.

Assim, da necessidade de organizar links com interesse pessoal, da intenção de criar uma presença na internet e da vontade de partilha com o mundo virtual nasce o Entre Estantes.

Sem comentários: