terça-feira

Biblioteca Municipal de Ílhavo - Prémio de Arquitectura

A Biblioteca Municipal de Ílhavo, projecto do autoria de Nuno e José Mateus, foi premiada com um dos mais antigos e prestigiados prémios de arquitectura - o Good Design - promovido pelo Chicago Athenaeum - Museu de Arquitectura e Design. O júri destacou "a sua grande relevância", de um total de de centenas de candidatos de todo o mundo. O edifício nasceu de uma realidade urbanísitica bastante fragmentada, uma vez que a zona de implantação é caracterizada como de "débil expansão urbana, desarticulada e problemática".
Existindo um conjunto arquitectónico de origem, a fachada principal e a Capela do Solar de Visconde de Almeida, do séc. XVIII, edifícios que os arquitectos quiserem preservar por se tratar de imóveis classificados, situação rara na cidade, o projecto inclui três núcleos distintos: Biblioteca, Fórum de Juventude e Capela. A solução encontrada foi a de albergar os serviços administrativos no antigo Solar e desenvolver num novo corpo as salas de leitura e o Fórum da Juventude, denotando-se uma preocupação em criar uma simbiose com as estruturas já existentes.
Foto: IPLB

2 comentários:

Paulo Barreiro de Sousa disse...

Bom dia,


Parabéns pelo excelente espaço aqui disponibilizado. Está muito bem estruturado e com um óptimo design. Continuação de um bom trabalho.

Um abraço,
Paulo Sousa

Anónimo disse...

Muito obrigado.
Infelizmente, tal como a todos nós, falta o tempo para alimentar convenientemente este espaço! Vamos aproveitando todos os tempos livres para dar mais alguns contributos.
Obrigado pela visita.