quarta-feira

.pt com 15 anos

Faz 15 anos que foi registado o primeiro domínio .pt. Inicialmente, eram apenas nove os registos com domínio nacional, hoje, os pedidos mensais de .pt são mais de 3000.

Foram nove os primeiros domínios registados em .pt, corria o ano de 1991: Dns.pt, fccn.pt, inesc.pt, inescb.pt, inec.pt, puug.pt, ssf.pt, ua.pt e e up.pt inauguraram a presença de entidades nacionais na Internet.

Foi, no entanto, a partir de 1995, que se deu a primeira grande explosão de domínios .pt, já que "a World Wide Web era pouco conhecida em Portugal até à data", explica Pedro Veiga, presidente do conselho executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pelo serviço de registo de domínios e subdomínios .pt.

Actualmente, existem quase 75 mil domínios «.pt» activos, número que, acrescentado aos mais de 19 mil «.com.pt» e aos cerca de nove mil «.edu.pt» faz com que sejam mais de 104 mil os domínios nacionais.
In Sol

2 comentários:

MCA disse...

Olá, colega, acabo de descobrir o teu blog e venho dar-te a conhecer o meu «A biblioteca de Jacinto» onde já coloquei um link para o «Entre estantes».

Anónimo disse...

Olá, mca
obrigado pelo link que também já retribui.