segunda-feira

Biblioteca Municipal da Batalha - "Biblio Clube 24"

"Chama-se Biblio Clube 24 e o seu conceito inovador assenta no serviço de empréstimo autónomo de livros 24 horas por dia, 365 dias por ano.
O projecto, submetido à Fundação Calouste Gulbenkian, foi um dos 16 escolhidos a nível nacional por este organismo, não se conhecendo no nosso país ou fora dele, semelhante equipamento.

O Biblio Clube 24 tem como objectivo potenciar a promoção da leitura, funcionando como complemento de um serviço tradicional de biblioteca, perspectivado para satisfazer as necessidades de uma população dispersa e com horários nem sempre compatíveis com os de uma Biblioteca convencional.
Pretende-se, desta forma, redimensionar o serviço descentralizado que a Biblioteca da Batalha possui com a sua Biblioteca ltinerante que, recorde-se, é a primeira do país, comemorando para o próximo ano 50 anos de existência e, mais recentemente, o Pólo localizado na Freguesia de São Mamede.

Refira-se ainda que para a utilização da máquina, os utentes deste serviço têm que deter um cartão magnético, cedido gratuitamente pela Biblioteca da Batalha, por forma a serem "reconhecidos" pelo sistema. Uma vez nessa situação, os utilizadores podem proceder à requisição dos livros, divididos por diversos géneros, detendo para tal um timming para a leitura do livro e sua respectiva devolução. Caso contrário, o sistema bloqueia o empréstimo ao utilizador em causa e os seus dados são enviados aos Serviços da Biblioteca.
O novo equipamento, localizado junto ao Posto de Turismo da Vila da Batalha, será inaugurado no próximo dia 5 de Dezembro, Terça-Feira, às 15h00."
Fonte: CM Batalha

2 comentários:

Totoia disse...

Excelente ideia!! Deveriam alargar esse conceito a outras bibliotecas.

Anónimo disse...

Boa noite totoia,
Esta é de facto uma boa ideia para disponibilizar os serviços das bibliotecas públicas "fora de horas". No entanto, sou da opinião de que o melhor mesmo seria garantir a abertura das bibliotecas públicas com horários alargados, adequados às necessidades das populações. Não podemos esquecer que existem bibliotecas públicas com horários iguais à maioria dos horários de trabalho: 9/10 às 17.
Obrigado pela visita!