segunda-feira

Curso Profissional de Técnico de BAD - nível 3 (Nível Secundário)

Portaria n.º 1305/2006 de 23 de Novembro
É criado o curso profissional de técnico de biblioteca, arquivo e documentação, visando a saída profissional de técnico de biblioteca, arquivo e documentação.

Foi publicado o curso profissional de técnico de biblioteca, arquivo e documentação de nível 3 a ser ministrado pelos Estabelecimentos de Ensino Secundário.
Depois de muito se ter falado sobre as questões relacionadas a formação dos Técnicos Profissionais de BAD (recordo aqui as questões dos CET), três perguntas apresentam-se como necessárias a propósito desta nova legislação:

- Quem vai leccionar a componente de formação técnica deste cursos?
- Como vai ser feito o recrutamento dos docentes?
- Que adesão terá este curso por parte dos alunos do ensino secundário?!

Seja qual for a resposta penso que este poderá ser o início de uma nova fase para a área BAD em termos de formação... ou talvez não!

3 comentários:

Totoia disse...

E já agora para onde esses jovens vão trabalhar depois da formação concluía, visto que o maior empregador nesta àrea é o estado e optam por administartaivos ou outros profissionais que nada tem a ver com bibliotecas para tapar as falhas em vez de abrirem concursos externos?

Mais uma vez estão a formar futuros desempregados.

Anónimo disse...

Esse é outro bom argumento a ter em consideração quando se pensar na difusão totalmente sem controlo da formação dos técnicos de BAD! Vamos ver no que vai dar.

Anónimo disse...

E qual o enquadramento dos novos licenciados em Ciência da Informação Arquivistica e Biblioteconómica? será que a pós graduação em Ciências Documentais continua a fazer sentido em tempos de "Bolonha"? Aonde estão as escolas profissionais (cursos técnicos profissionais) de Arquivistica e Biblioteconomia?...