domingo

Como será em Portugal?!

Durante as minhas leituras de outros blogs encontrei esta notícia que relembra a sentença judicial de que o Estado Espanhol foi alvo pelo incumprimento da Directiva Comunitária 92/100.
Apesar do amplo movimento que tem acontecido nos últimos anos no país vizinho contra o "Préstamo pago en las bibliotecas", por cá anda tudo a fazer de conta que não se passa nada, possivelmente numa tentativa de passarmos despercebidos aqui neste canto da Europa.
O blog da Fundación Germán Sánchez Ruipérez relembra este caso através da referência a uma plataforma contra o empréstimo pago em bibliotecas [http://www.noalprestamodepago.org], funcionando como mais uma forma de protesto a esta decisão comunitária.

Em Portugal a única referência política de que me recordo sobre este assunto foi feita pelo Jornal Público durante as últimas eleições legislativas, ao questionar os candidatos sobre a sua posição sobre este assunto... nada mais foi visto e talvez feito até ao momento!

No que respeita aos profissionais e pelo que sei apenas a BAD deu o seu contributo!
Estaremos à espera de quê para começarmos a tomar posições e a exigirmos uma posição pública por parte do Estado Português?!

4 comentários:

fernando_vilarinho disse...

pelo sei a Espanha vai pagar uma multa simbólica.
Países com índices de leitura ainda reduzidos e ... a UE não os chateia efectivam/
mas a reivindicar poucos países batem os espanhóis. já há mais plataformas em Espanha que as petrolíferas no mundo inteiro. Só em defesa de montanhas conheço mais de trinta por lá...

Anónimo disse...

Como sempre estamos a aguardar não sabemos bem o quê...

fernando_vilarinho disse...

esqueci-me que o nível de vida na Espanha subiu tt nos últimos anos, que a realidade mudou e o empréstimo vai ser mesmo a pagar: vão ser 0,20 euros por livro. Li isso há 2 semanas já n sei onde

fernando_vilarinho disse...

mas não é desta que quem paga vai ser o leitor...