segunda-feira

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Não ficaria bem deixar passar este dia e não colocar um post alusivo...


Através da celebração deste dia a UNESCO pretende fomentar a leitura, a indústria editorial e a protecção da propriedade intelectual através do direito de autor.

A 23 de Abril 1616, faleceram Cervantes, Shakespeare e Garcilaso de la Vega "El Inca". Esta data assinala também o nascimento ou a morte de grandes autores tal como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla ou Manuel Mejía Vallejo.
Por este motivo, neste dia, tão simbólico para a literatura universal, foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para prestar uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, e incentivar a descobrir o prazer da leitura e respeitar a insubstituível contribuição dos criadores ao progresso social e cultural.

A ideia desta celebração teve origem na Catalunha (Espanha), onde é tradicional oferecer uma rosa em troca da compra de um livro.
O sucesso desta iniciativa depende fundamentalmente do apoio que pode receber dos meios interessados (autores, editores, livreiros, educadores e bibliotecários, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e medias) mobilizados em cada país através das Comissões Nacionais da UNESCO, das associações, centros e clubes UNESCO, das redes escolares e das bibliotecas associadas, e de todos que se sentem motivados para participar a esta festa mundial.

Fonte: UNESCO

3 comentários:

MCA disse...

Mais um blogue de CI, desta vez de um arquivista: A arca do conselho.
O que guardará a arca? Aguardemos.

Anónimo disse...

É vergonhoso, admito, mas ignorava que o meu ilustre companheiro de ansiedades (no mestrado) tinha um Blog. Já andei a cirandar por aí e vou continuar a fazê-lo.
De facto, o 9º Congresso nos Açores, além de dar mais visibilidade ao mundo dos blogues dos bibliotecários portugueses, permitiu-nos vivenciar realidades que devem ser objecto de reflexão. E, a propósito, onde estão as conclusões da APBAD?
Mary of the Light

Bruno Duarte Eiras disse...

Olá mca,
Isto é o que eu chamo de verdadeira difusão selectiva de informação. Obrigado,

Olá Mary of the Light,
Confesso que a divulgação também não tem sido muito; mas ainda assim muito bem vinda a este espaço.
Quanto às conclusões do Congresso acho que teremos de esperar...