sexta-feira

II Encontro Oeiras a Ler - o balanço

Nos dias 24 e 25 de Maio passado decorreu o 2ª edição do II Encontro Oeiras a Ler, este ano dedicado ao tema - Promoção da Leitura nas Bibliotecas Públicas Europeias.

Foram 2 dias onde muito se falou e debateu sobre promoção da leitura, bibliotecas públicas, o lugar do livro na sociedade, posturas dos bibliotecários e mediadores da leitura.
Infelizmente mais de metade dos colegas convidados para este encontro não puderam /quiseram participar e perderam a oportunidade de ouvir alguns dos nomes mais importantes no que diz respeito à promoção da leitura europeia.

Luca Ferrieri (Itália), Lucía Cedeira (Espanha), Briony Train (Reino Unido) e Matine Poulain (França) foram os conferencistas convidados para, em conjunto com Filipe Leal, construírem um mapa sobre o que de melhor se faz a nível de promoção da leitura no continente europeu.

Filipe Leal iniciou os trabalhos com a apresentação do Programa Oeiras a Ler - Programa Municipal de Promoção de Leitura. Fazendo o balanço do trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras nos últimos 4 anos foi possível apontar alguns caminhos a seguir, abrindo-se espaço para o colocação de questões polémicas em torno da promoção da leitura e do trabalho desenvolvido pelas bibliotecas públicas e pelos bibliotecas e por outros mediadores de leitura.

A conferência de Luca Ferrieri teve como título La lettura è altrove. Strategie ed esperienze di promozione in una bibliotecha que cambia e foi uma apresentação bastante organizada e reflectida sobre estratégias de promoção da leitura, chegando mesmo a mostrar os vários tipos de promoção de leitura segundo uma tipologia.

Lucía Cedeira fez uma apresentação com o profissionalismo e objectividade a que a Fundación Germán Sánchez Ruipérez já nos habituou ao falar sobre Promoción de la lectura en las bibliotecas españolas. Através do trabalho desenvolvido pela Fundación ficamos a conhecer melhor a experiência espanhola e como é possível atingir mais facilmente os objectivos propostos e o alto nível de desempenho alcançado pelos projectos de promoção de leitura espanhóis.

Briony Train trouxe a ampla experiência e o dinamismo das bibliotecas do Reino Unido - Reading promotion in UK public libraries. Recorrendo ao trabalho desenvolvido pela empresa Opening the Book foram abordados conceitos "recentes" como o de reader´s development, costumer service e reader centered aproach. A ideia de que as bibliotecas e os serviços prestados devem estar centrados nos leitores, marcou uma apresentação feita com o fundamento académico da experiência como investigadora na Universidade de Sheffield.

Martine Poulain fez uma apresentação simples, mas incisiva, reflectida e muito bem fundamentada - La promotion de la lecture et des bibliothèques en France: conquêtes et questions - algo que apenas alguém que se dedica desde há muito a estas temáticas poderia fazer. A sua formação em sociologia permitiu-lhe efectuar uma abordagem mais enquadrada e mais distanciada (face às questões bibliotecárias) da fenómeno da leitura e com isso possibilitou a quem ouvia uma maior profundidade na análise da questão.

No final o relator do encontro - José Afonso Furtado - apresentou um conjunto de conclusões e recomendações tendo por base as apresentações feitas ao Encontro, os momentos de debate e a situação nacional no que diz respeito à promoção do livro e da leitura.

Tendo em atenção a minha experiência e os meus conhecimentos fiquei com 6 ideias centrais:

- Estamos ao nível do que de melhor se faz na Europa;
- Faltam-nos públicos informados (e habituados) sobre as potencialidades das bibliotecas públicas;
- Estamos em desvantagem porque estamos a começar a utilizar algumas estratégias que outros já desenvolvem há largas décadas;
- Falta-nos desenvolver trabalho em algumas áreas essenciais: reader's development, costumer service e reader centered aproach;
- Temos de desenvolver projectos de continuidade ao invés de eventos e actividades avulsas e desarticuladas;
- Falta-nos experiência e consequentemente capacidade de reflexão sobre estratégias de promoção de leitura.

O acesso aos powerpoints das apresentações e aos textos das comuicações pode ser feito através do blog Oeiras a Ler.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não encontrei no blogue de Oeiras as informações sobre o Encontro. Será que me pode dizer onde estão.
Obrigado

Bruno Duarte Eiras disse...

Pode encontrar as apresentações e os textos das comunicações no BLog Oeiras a Ler - categoria "Encontro Oeiras a Ler".
Caso tenha dificuldade em encontrar deixo também o endereço directo: http://oeiras-a-ler.blogspot.com/search/label/Encontro%20Oeiras%20a%20Ler