quinta-feira

Formação dos Profissionais da Informação II

Continuando ainda a discussão em torno da formação dos profissionais...

Ordem, Sindicato ou Associação Profissional?!

Confesso que não tenho resposta fundamentada... seja porque ainda não reflecti o suficiente sobre o assunto, seja porque as 3 entidades podem coexistir uma vez que têm áreas de actuação distintas ainda que complementares ou mesmo porque não estamos (profissionais) preparados para este passo!

Se alguém esteve presente na conferência internacional organizada pela BAD em 2005 "Os Profissionais da Informação em Contexto Europeu: Perfis, Formação, Mobilidade" ficou com uma noção bastante clara do panorama nacional no que concerne à formação e qual as opiniões dos responsáveis pelos principais cursos disponíveis:

- Diferentes visões da formação profissional;
- Diferentes opiniões sobre os percursos formativos;
- Opiniões opostas sobre os conteúdos formativos;
- Conhecimentos bastante desiguais sobre a realidade profissional.

Assim, levanta-se uma questão: "Quem guarda os guardiães?!" Como podemos partir de um cenário actual de crescimento exponencial de ofertas formativas para uma realidade de acreditação, controlo de qualidade e uniformidade de conteúdos formativos?! Podem os profissionais auto-regular-se e manter a objectividade ou será necessário criar a tantas vezes referida "entidade externa"?! E quem integrará esta entidade?!

2 comentários:

Julio Anjos disse...

Oh Bruno, há aqui tanto pano para mangas que provavelmente dará para construi um guarda-roupa completo.

Gostava de fazer notar aqui algumas perplexidades:

A BAD em 2005 não convidou a INCITE à Torre do Tombo, e ao que saiba a LiberPolis também não foi convidada. Creio que a "Outra Licenciatura", ie, a do IPP também não foi chamada, pelo que... não preciso de dizer mais...

Curiosidade: fizeram-se licenciaturas para abrir um caminho pelo qual os os técnicos profissionais pudessem almejar chegar a técnicos superiores sem sairem da área, ou para ter técnicos profissionais de melhor qualidade (concluir com êxito uma licenciatura é obra e fazê-lo nesta área é amor)?

Outra pergunta: é realmente necessário aprender classificação em curso Técnico-Profissional, repetir exactamente a mesma coisa em Licenciatura, e repetir outra vez a mesma matéria em Pós-Graduação?

Outra ideia tenebrosa: Antigamente fazia-se uma licenciatura em qualquer coisa e, por falta de emprego, muitos avançavam imediatamente para pós-graduação em Documentação. Como praticamente não tinham dado nada daquilo antes tinham de fazer todas as disciplinas. Agora que eu estou a acabar uma licenciatura em que todas as disciplinas são congéneres com as das pós-graduações... basta ir lá pedir as equivalências, fazer umas duas ou três disciplinas que não tenham equivalência... e voilá... ou não? Terei de fazer classificação outra vez? e Indexação? e Planeamento? Pelo menos já tenho as fotocópias do Lancaster, fica mais barato. Ou o melhor é mesmo ir já para mestrado?

Quanto a Sindicato ou Ordem... não tenho esperança nem de um nem de outra até que me reforme... a não ser um movimento reinvidicativo por parte dos licenciados a fazer manifestações à porta da BAD...

Bruno Duarte Eiras disse...

Olá, Júlio
Apesar de todo o tecido que anda por ai e que daria para todo um guarda-roupa, acho que existem questões que já deviam ser discutidas em prol da profissão e dos seus profissionais.

Quanto aos convites para a conferência desconheço o critério utilizado, mas poderá ter sido o da visão mais ""tradicional"" da formação dos profissionais...
Pessoalmente ainda tenho algumas dúvidas sobre se qual o percursos formativo ideal... e por isso não sei o que levou à criação de licenciaturas na nossa área sem pensar primeiro em alterações legislativas e em organização do próprio sector da formação que cresce por ai. Daqui advém a necessidade de rever os curricula dos cursos: repetir matérias não me parece necessário!

A questão da licenciatura poderá vir a controlar a situação que descreves ou como diz um colega meu evitar que continuem a aparecer "paraquedistas" nas biblioecas.
Independentemente de Sindicato, Ordem ou associação o caminho terá de ser feito em direcção a uma organização dos percursos formativos existentes (cursos médios, CET, Licenciatura, pós-graduação e mestrado), a uma aprovação dos cursos existentes tendo em conta o curriculum, o corpo docente e os equipamentos disponíveis (salas, bibliotecas, equip. informático) e a uma avaliação periódica dos mesmos.

Este comentário ficou um pouco grande, mas não esgota tudo o que está por dizer/fazer.