quarta-feira

I Conferência do PNL - notícias

Em tempo de balanços da I Conferência do Plano Nacional de Leitura muita coisa se disse por essa imprensa e muito pode ser observado/ouvido no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. Por motivos profissionais apenas consegui assistir às apresentações da manhã e tenho que dizer que não achei nada mal. Havia muito discurso de ocasião, é verdade, mas também havia muita intenção honesta e ideias de boas práticas. Tal como sucede muitas vezes nestas ocasiões as conversas que se têm e ouvem nas pausas são igualmente interessantes.

Tendo em conta que esta Conferência não foi transmitida através da internet (infelizmente)... muitos interessados ficaram de fora!
Será que haverá hipótese de ter acesso por escrito aos textos das comunicações?! Segundo uma senhora do secretariado da Conferência: - "Penso que não..."
Os resultados da Avaliação do Plano Nacional de Leitura vão ser com toda a certeza publicados... mas enquanto isso não acontece aqui ficam algumas notícias que consegui encontrar sobre este assunto:

Plano Nacional de Leitura com balanço positivo
Público

Ministra da Educação: estudos revelam "grande progresso" nos hábitos de leitura dos portugueses
Público

Leitores são «pouco exigentes», diz coordenadora de estudo
Diário Digital

Alunos que gostam de ler têm convicções políticas fortes
Diário Digital

Governo optimista com níveis de leitura dos portugueses
Diário Digital

Hábitos aumentaram desde 1997, mas portugueses lêem mais jornais do que livros
Sol

Perfil do leitor português: «Ainda é pouco exigente»
Sol

Ensino : escolas básicas e secundárias sem locais de leitura
Correio da Manhã

Governo investe até ao final do ano
Correio da Manhã

Educação: Estudo propõe limite de palavras nos textos
Correio da Manhã

Um ano de leituras
Educare

Estudo: Estudantes são os que mais frequentam bibliotecas
Diário Digital

Escolas na rede de bibliotecas
Primeiro de Janeiro

P.S. - Caso alguém tenha assistido às conferências de
Wendy Griswold (EUA), "Hábitos de leitura: Diferentes casos em contexto internacional" e de Scott Murray (Canadá), "Leitura, educação e desenvolvimento: perspectivas comparadas" pode dar-me algum feedback.

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