sexta-feira

Viva a República!

A quando da implantação da República foram vários os escultores interessados em esculpir bustos da república. Mas, segundo se diz o busto aceite como oficial foi o de João da Nova (pseudónimo do escultor João da Silva devido a escrever artigos para a revista Seara Nova). O busto oficial da República foi inaugurado por Afonso Costa em Outubro de 1911. Alguns defendem que apesar deste ter sido o busto oficial o que teve maior difusão foi o esculpido por Simões de Almeida... (Os entendidos que se entendam!)
A mulher que serviu ao escultor de modelo para o busto morreu em Lisboa em 1993 com 101 anos. Era natural do concelho alentejano de Arraiolos e chamava-se Maria Puga.

"Também a Real Associação de Coimbra (RAC) assinala hoje o 864.º aniversário de Portugal, reconhecido pelo Tratado de Zamora, com missa na Igreja de Santa Cruz e homenagem junto aos túmulos de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I. O presidente da RAC, Joaquim Nora, disse que Portugal “deve ser o único País que não celebra oficialmente a data da sua independência (5 de Outubro de 1143)”, preferindo “comemorar as datas de acidentais alterações ao regime”." [Fonte: CM]

Mais informações
Ver os símbolos nacionais no site do Governo.
Biblioteca-Museu República e da Resistência
Instituto de História Contemporânea (UNL)

Sem comentários: