segunda-feira

Guia prático sobre Second Life

O jornalista do semanário Expresso José Antunes lança dia 28 na Internet um guia prático de 80 páginas sobre o mundo virtual Second Life (SL), anunciou hoje a Porto Editora (PD).
O livro "Mundos Virtuais" vai ser lançado na ilha da Universidade do Porto (UP) do SL pelo avatar (personagem virtual) de José Antunes, Gaia Bosh.
"Este guia destina-se a todas as pessoas que ouviram falar em SL, que têm alguma curiosidade em espreitar, mas não sabem bem como", explica José Antunes, para quem o Second Life "é a próxima fase da Internet".
José Antunes tornou-se, em 2007, o primeiro enviado de um jornal português ao SL, mantendo na edição online do Expresso um dossier sobre o mais famoso mundo virtual.
"Com este lançamento virtual, uma parceria com a UP, a Porto Editora torna-se na primeira editora a publicar uma obra recorrendo a uma das mais populares e promissoras ferramentas tecnológicas da actualidade, o SL", refere a PD, em comunicado.

O Second Life foi lançado oficialmente em Maio de 2003 pela empresa norte-americana Linden Lab, tendo actualmente mais de 12 milhões de avatares (personagens virtuais) registados, dos quais cerca de 100 mil são portugueses.
Depois de uma primeira fase de acesso pago, o SL passou a permitir a entrada gratuita de novos "residentes", que, contudo, precisam de comprar linden dólares para poderem adquirir terrenos ou objectos no mundo virtual.
Portugal é o 15º país em número de avatares activos (já chegou a ser 12º), de acordo com as estatísticas oficiais referentes a Novembro de 2007.

Fonte: RTP
Imagem: Blog Discursos do outro mundo
(As hiperligações são minhas)

Confesso que estou curioso para ler em este livro!
Ainda na semana passada falava com um amigo sobre o facto de não existir nenhum livro em português sobre o Second Life. Cá está ele!


Sem comentários: