quarta-feira

Banda Desenhada e Grupos de Leitores

Já muitas vezes falei aqui sobre Grupos de Leitores. E ainda gostava de desenvolver mais este tema.
A gestão do projecto dos Grupos de Leitores nas Bibliotecas Municipais de Oeiras e a orientação de um Grupo permitiu-me ver o alcance da profissão, enquanto mediador da leitura. Obviamente que o trabalho na sala de leitura também pode antever esta contribuição, mas pelas limitações do trabalho de atendimento ou pelas limitações funcionais não se consegue ter uma percepção tão clara como num Grupo de Leitores.

Depois de ter visto alguns modelos de orientação de grupos de leitores, continuo a defender que o modelo de 1 entre vários é aquele que resulta melhor. Não tenho nada contra quem goste de cenários mais dirigidos ou de grupos mais voltados para a análise textual ou a crítica literária, mas tenho para mim que um ambiente mais equilibrado entre o moderador e o grupo facilita o processo e torna as sessões mais fluídas. Se o que se pretende é sociabilizar em torno do livro e da leitura, desfrutar o gosto pela(s) leitura(s) e poder partilha-la em grupo, então este é o formato que sugiro.

A propósito disto mesmo, recordo que no final do mês de Outubro as Bibliotecas Municipais de Lisboa organizaram um seminário internacional sobre Banda Desenhada e Bibliotecas. De entre as várias apresentações com muita qualidade e interesse (infelizmente apenas comprovei este facto de modo indirecto, já que apenas consegui assistir a meio dia) destaco a apresentação feita por Rosa Barreto a propósito do Grupo de Leitores da Bedeteca de Lisboa, sobre o qual já falei aqui no blog.
Pela especificidade do grupo, pelos resultados apresentados e porque é sempre interessante conhecer outras experiências deixo aqui a referência a este projecto e consequentemente a este Grupo de Leitores. Pelo que li o grupo de leitores da Bedeteca de Lisboa está a reiniciar as suas sessões, pelo que aproveito para desejar os maiores sucessos.

Para quem tiver interesse deixo aqui a ligação para a apresentação efectuada no Seminário.

Sem comentários: