segunda-feira

Os municípios e o emprego na cultura: o caso das bibliotecas

O n.º 16 do Boletim OBS do Observatório das Actividades Culturais , publica um artigo da autoria de Teresa Duarte Martinho, que resulta de uma comunicação apresentada nos Encontros Alcultur 2008, em Guimarães.
Neste artigo, a autora aborda "a relação entre o emprego no sector cultural e a administração local, começando por sistematizar aspectos principais da crescente centralidade da temática do trabalho nas actividades culturais. O domínio das bibliotecas é aqui destacado por constituir uma especial ilustração da importância dos municípios enquanto entidade empregadora dos profissionais das ciências da informação".

O texto não é exactamente uma novidade para quem trabalha em bibliotecas públicas ou se interessa pela evolução da profissão, mas ainda assim é um sempre bem vindo (e raro!) contributo para um maior conhecimento sobre a situação dos profissionais da informação em Portugal.
Questões relacionadas com a formação profissional, a empregabilidade por sectores , o reconhecimento social e a importância estratégica para a sociedade, são aspectos referidos ao longo do texto.

Acima de tudo, o que neste texto fica muito claro é o "deficit de conhecimento" sobre estes profissionais (nós!).

Sem comentários: