sábado

Dia Mundial da Poesia (iniciativas)

Se hoje acordou cedo e ainda não tem programa para este Sábado de Sol, aqui ficam algumas sugestões para este dia Mundial da Poesia.

"Mais de quarenta iniciativas, mais espectaculares ou mais íntimas, assinalam, sábado, ao longo de todo país, o Dia Mundial de Poesia, desde homenagens a poetas e feiras do livro até sessões de declamação nos lugares mais insólitos.

Em Lisboa, a transportadora CARRIS e o Centro Nacional de Cultura (CNC) promovem uma acção conjunta de comemoração do Dia Mundial da Poesia com a iniciativa «Poesia à Solta na Cidade», que compreende leituras de poemas nos eléctricos e ascensores da CARRIS.

Estas decorrem, entre as 11:00 e as 13:00, no Eléctrico 12E (Pç. da Figueira/Elevador de Santa Justa/Lg. do Carmo/R. do Ouro) e entre as 15:00 e as 18:00, no Eléctrico 28E (Graça/Campo Ourique) e no Ascensor da Glória (Restauradores/Bairro Alto).O actor Nuno Miguel Henriques assinala a data com várias iniciativas, em vários locais do país, sendo duas delas viagens de barco pelos rios Douro, no Porto, e no Tejo, em Lisboa durante as quais irá declamar poetas portugueses.

A comemoração de Nuno Miguel Henriques termina sábado, em Portel, no Alentejo, com «Um Poder Chamado Palavra», um espectáculo de Teatro Poético, que assinala nesse dia os seus nove anos em cena.

No Porto, a Editora Âmbar comemorou o Dia Mundial da Poesia quinta-feira, com uma tertúlia intitulada «Quatro Poetas», na FNAC do Norteshopping, em Matosinhos, que acolhe a apresentação de quatro reedições de clássicos da poesia portuguesa: «Folhas Caídas e Flores sem Fruto», de Almeida Garrett, «Só», de António Nobre, «O Livro de Cesário Verde», de Cesário Verde, e «Sonetos», de Florbela Espanca, sendo que a tertúlia é dinamizada por Manuel António Pina, João Luís Barreto Guimarães, Rui Lage e Jorge Reis-Sá.

Em Vizela, a Associação VIA organiza até dia 27 a Semana da Poesia 2009, que compreende uma exposição sobre a vida e obra de Ana de Sá e Braulio Caldas, poetas vizelenses, patente na Fundação Jorge Antunes.

Em Cascais, a data é assinalada com a apresentação de duas obras de poesia da autoria de Gabriel Raminhos intituladas «As Palavras depois dos Oitenta» e «Quadras que ficam», na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, às 15:00 horas.

A Biblioteca Municipal da Amadora comemora sábado o Dia Mundial da Poesia, a partir das 16:00, com uma tertúlia poética sob o lema «Café com Poemas». Em Setúbal a Livraria Culsete e o Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal comemoram conjuntamente a data as «Conversas à Beira da Poesia», às 21:30, na sede da livraria, com moderação de João Reis Ribeiro e participação de Arlindo Mota, Fernando Gandra, Fernando Paulino, Joaquina Soares, Jorge Faria e Manuel Medeiros.

Na mesma cidade, o TAS-Teatro Animação de Setúbal, apresenta um espectáculo com os actores Célia David, José Nobre e Maria Simões acompanhados ao piano por Rui Serôdio, no Teatro de Bolso, às 17:00, com entrada livre. No Algarve, Lagos marca a efeméride com a apresentação, às 17:00, na Galeria Restaurante «Artebúrguer», Vila da Luz, de «Infantário», o novo livro de Vieira Calado, composto por 50 poemas, enquanto em Loulé, a Biblioteca Municipal organiza sexta-feira, às 21:30, um recital dedicado à poesia escrita por mulheres, com palavras e música de Afonso Dias e Tânia Silva. "
In: JN

Sem comentários: