Um dia após a III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura o Centro Oeiras a Ler (Bibliotecas Municipais de Oeiras) realizou uma acção de formação com a investigadora do CIES-ISCTE Ana Rita Coelho membro da equipa responsável pela avaliação do PNL.
Apesar da coincidência de calendário entre a realização da Conferência e a acção de formação, esta já estava agendada desde Maio, a participação foi massiva em grande parte por professores, mas também por bibliotecários e alguns pais.
No passado Sábado foram abordadas algumas das questões centrais do PNL e ao longo de 6 horas houve oportunidade para se falar sobre contextos, concepções e realizações do PNL, apresentar resultados e impactos no terreno, bem como fazer um balanço sobre o papel no Plano no desenvolvimento da leitura e da literacia.
O debate foi especialmente enriquecedor dadas as diferentes perspectivas presentes e como a formadora era a responsável pelo avaliação, conseguiu-se alguma objectividade na discussão.
No final, todos foram unânimes a apontar algumas das principais falhas do Plano:
- o não envolvimento de todos os agentes potenciais (escola/família/biblioteca);
- dificuldades em articular as actividades do PNL com as actividades curriculares;
- falhas ao nível do plano de comunicação e na forma como os materiais de divulgação/promoção são distribuídos.
Uma ideia importante que também ficou desta acção foi que os objectivos do PNL estão muito além do próprio Plano e a forma como estes se podem concretizar depende de cada um de nós, enquanto indivíduos e enquanto agentes formais e informar de mediação e promoção da leitura.
Pelas conversas que tenho tido com alguns colegas de profissão, pais e professores julgo que falta um elemento de divulgação que permita apresentar o PNL como uma actividade nacional e que permita ligar todos os agentes. Como tive oportunidade de dizer à formadora durante o almoço faz falta a existência de um elemento mediático em torno do PNL...
Falta criar o camião Ler +!
Uma estrutura que andaria por todo o país a divulgar o PNL e a realizar actividades que interligassem escolas, bibliotecas, livrarias e famílias.
Aqui a minha sugestão para a nova equipa de Coordenação do Plano Nacional da Leitura!
Img: PNL e fedex
3 comentários:
Excelente ideia a do camião Ler+
Quem sabe se alguém utiliza esta ideia... :-)
Apoiado !
Eu ainda estou muito agradecida à biblioteca ambulante da Gulbenkian.
Enviar um comentário