O projecto bibliomóvel de Proença-a-Nova, liderado pelo bibliotecário Nuno Marçal, foi nomeado para o prémio Astrid Lindgren Memorial 2011, cujo vencedor foi conhecido hoje tendo sido atribuído ao escritor australiano Shaun Tan.
Nuno Marçal não ganhou o prémio na edição de 2011, mas para os bibliotecários portugueses o Nuno foi o grande vencedor, não só porque a nomeação já é um verdadeiro prémio, mas também porque para todos os que acreditam que a profissão de bibliotecário tem/deve ter uma forte componente social e porque o dia-a-dia que nos é descrito no blog O Papalagui é verdadeiramente inspirador e reflecte o profissionalismo, a atenção e a dedicação que o seu autor coloca no seu trabalho.
Como já tive oportunidade de lhe dizer esta ideia de bibliotecário ambulante faz despertar em todos quanto trabalham na área da leitura pública o melhor que o nosso trabalho pode ter, ou até mesmo o lado mais romântico e puro da profissão, ainda que para o Nuno as viagens por terras de Proença-à-Nova nem sempre sejam fáceis.
O Prémio ALMA 2011 viajou até à Austrália onde Shaun Tan, a família e amigos com toda a certeza estão a comemorar - parabéns ao vencedor! - nós por cá ficamos com a relevância da nomeação para o Bibliomóvel de Proença-à-Nova, as belas fotos publicadas no blog (sem recurso a montagem ou photoshop!) e o trabalho e a pessoa que é o Nuno Marçal.
Muitos parabéns, Nuno!
Img: O Papalagui
2 comentários:
Bem haja Bruno!
Pelas tuas palavras, são muito importantes, fazem-me lembrar(sempre) que não estou sozinho e que existem muitos companheiros de arte e profissão ou simples interessados que acompanham as andanças da Bibliomóvel.
Saudações Bibliotecárias-Ambulantes
Belas imagens. Isto trás-me à memória a minha própria experiência como bibliotecário itinerante. A carrinha era igual e tudo. :)
Enviar um comentário