sábado

De depósitos de livros a espaços sociais: novas tendências da arquitectura de bibliotecas

Mesa-redonda no âmbito do 10° aniversário da Biblioteca Municipal Almeida Garrett no Porto
Conversa

20.05.2011 | 18h00 - 20h00

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Rua de Entrequintas, 328
4050-329 Porto

Entrada livre


Testemunhas da história da cultura, onde é possível identificar não só a mudança de estilos arquitectónicos, mas também a evolução da sua função e papel na sociedade, as bibliotecas enquanto espaços físicos foram postas em causa, nos últimos anos, com o desenvolvimento da internet, da digitalização e dos suportes de memória electrónicos. No entanto, as bibliotecas conseguiram reinventar-se, cimentando cada vez mais o seu papel como centros culturais das cidades, e passando de meros depósitos de livros a espaços agradáveis de aprendizagem e locais de interacção social. Estas novas funções das bibliotecas, cada vez mais importantes, requerem, no entanto, não só uma mudança de mentalidade tanto dos bibliotecários como dos arquitectos, mas também um diálogo intenso entre as duas classes profissionais com vista à criação de melhores edifícios de bibliotecas.

O Goethe-Institut Portugal, em colaboração com a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, convidam para uma mesa-redonda sobre as novas tendências e os desafios da arquitectura de bibliotecas públicas, que terá lugar no dia 20 de Maio de 2011 pelas 18h00 no auditório da BMAG. Os convidados da mesa-redonda são o Dr. Volker Pirsich, director da Biblioteca Municipal de Hamm e membro da Comissão da IFLA "Serviços bibliotecários para grupos sociais multiculturais", o Sr. Julian Vielmo, arquitecto responsável pelo novo edifício central da Biblioteca Municipal de Hamm, e para o lado português Directora do Departamento Municipal de Bibliotecas do Porto, Sra. Sofia Alves, e o arquitecto responsável pelo projecto da BMAG, José Manuel Soares. A mesa-redonda será moderada por Olaf Eigenbrodt, sociólogo e membro da Comissão da IFLA "Arquitectura e Equipamento de Bibliotecas".

Em colaboração com:

Apoio institucional:

2 comentários:

Cristina disse...

Irá haver algum tipo de transmissão, em directo ou em diferido, para quem não tenha a possibilidade de assistir presencialmente ao seminário? Parece-me que seria pertinente. Obrigada ;-)

Bruno Duarte Eiras disse...

Boa tarde, Cristina
Julgo que o Goethe-Institut tinha previsto transmitir a mesa-redondo através da Internet.
Infelizmente, por motivos profissionais não estive presente nem confirmei se a transmissão foi feita. Vou tentar confirmar e depois divulgo aqui no blog.
Obrigado pela visita.