quarta-feira

13º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

A DGLB em colaboração com a BAD organizou nos passados dias 4 e 5 de Maio, no Centro de Congresso do Estoril, o 13º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com o tema "As Bibliotecas Públicas Hoje".

Oito anos depois do último encontro, realizado em 2005, constatei que pouco mudou no cenário das bibliotecas públicas em Portugal. Com excepção do facto do optimismo ser maior na altura, por alguns instantes achei que podia estar novamente em 2005. Temos mais equipamentos inaugurados, mais profissionais responsáveis pela sua gestão, mais populações que passaram  a ter a oportunidade de usufruir dos serviços de uma biblioteca pública... e pouco mais.

Talvez por este ter sido apenas o meu segundo encontro da RNBP, e aqui a experiência é fundamental, não achei que este Encontro tenha sido muito inovador e que tenha feito alguma luz sobre o tema das Bibliotecas Públicas Hoje. Essencialmente, os problemas são os de sempre. As dúvidas, as incertezas, a desarticulação, as assimetrias e a falta de coordenação local, regional e nacional parecem ser a principal causa para o estado actual das bibliotecas públicas.

Ficou bastante claro ao longo dos 2 dias que os profissionais das Bibliotecas Públicas sentem-se isolados, sem liderança, estratégia ou objectivos. Todos fazem o que podem, como podem e da melhor maneira possível.

Há alguns anos foi feito um inquérito aos profissionais BAD em que se perguntava quais os principais motivos que os levavam a participar em Encontros, Congressos ou Seminários. Na altura, acabado de sair da Especialização em Ciências Documentais, achei estranho que acima do interesse técnico e científico ou da actualização de conhecimentos, aparece-se como a principal razão o encontro com os colegas e a troca de experiências. 

Este Encontro fez-me sentir mais uma vez, que mesmo geograficamente afastados, há de facto algo que nos une; um sentimento de serviço público e um espírito de missão que partilhamos. Será suficiente para enfrentar os desafios, os problemas e as dificuldades que se avizinham? Afinal, nós somos a verdadeira Rede Nacional.
Img: DGLB

1 comentário:

Miguel Correia disse...

Sabe a pouco...