quarta-feira

Campanha da EBLIDA “O Direito à Leitura Eletrónica” (The right to e-read)

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), apoia a campanha O Direito à Leitura Eletrónica (The right to e-read), uma iniciativa europeia promovida pela EBLIDA (European Bureau of Library, Information and Documentation Associations), de que a BAD é membro do Conselho Executivo e que decorre da iniciativa “Ebooks nas bibliotecas” desenvolvida em 2012/2013.

A campanha pretende alertar o público em geral, bibliotecários e decisores sobre as atuais dificuldades que as bibliotecas enfrentam, especialmente no que respeita ao acesso a ebooks e ao conteúdo digital. Pretende-se também que esta iniciativa promova a necessidade de se proceder a uma alteração no quadro legislativo relacionado com o direito de autor.

Através do apoio da EBLIDA e das associações nacionais, como a BAD, e de forma a aumentar o impacto junto dos decisores, do público e dos profissionais a campanha está a decorrer em todos os países europeus.

Esta campanha foi desenvolvida pela task-force sobre ebooks da EBLIDA que disponibiliza informação e materiais gráficos para download na sua página online [http://www.eblida.org/e-read]. Encontra-se também a decorrer uma petição sobre o direito à leitura eletrónica, para a qual solicitamos a divulgação e apoio, disponível através deste endereço [http://www.change.org/en-GB/petitions/o-direito-à-leitura-eletrónica].

A EBLIDA está empenhada em compilar e divulgar informação junto de decisores, políticos e da comunicação social como forma de colocar este tema na agenda política.

O dia 23 de Abril de 2014, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, marcará a apresentação oficial da campanha.

Fonte: BAD

Sem comentários: