domingo

Certificado de Qualidade Total para uma biblioteca pública

Pela primeira vez em Portugal, uma biblioteca da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) foi certificada pelo Instituto Português de Qualidade. No dia 21 de Junho de 2006, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira recebeu o Diploma de Certificação de Qualidade Total ISO 9001: 2000, em cerimónia realizada no Auditório das novas instalações inauguradas em 2000, embora a instituição integre a RNBP desde 1988. Presidiu o Senhor Secretário de Estado da Cultura e o IPLB fez-se representar pela Directora de Serviços de Bibliotecas, Dr.ª Maria José Moura.

O Presidente do Município, Dr. Alfredo Henriques, depois de enunciar as múltiplas actividades culturais que se realizam anualmente naquele espaço e que o distinguem a nível nacional e internacional, sublinhou como os serviços da Biblioteca Municipal enfrentaram com êxito o desafio da certificação, que envolveu todo o pessoal durante muitos meses. Por isso, todos foram chamados ao palco ? a começar pela sua dinâmica Directora, Dra. Etelvina Araújo ? para receber uma lembrança do reconhecimento da Autarquia pelo profissionalismo, a dedicação e a qualidade do trabalho desenvolvido na prestação de um serviço público de excelência. No mesmo sentido, o Dr. Miranda Coelho, Presidente da APCER, realçou a importância da certificação deste tipo de instituições, elogiando a decisão de se sujeitarem a um processo moroso, complexo, mas altamente benéfico para os utilizadores.

A sessão, que fora antecedida por uma visita à Biblioteca e pela exploração da escultura Caixa para guardar o vazio, foi encerrada pelo Senhor Secretário de Estado, que felicitou todos os técnicos pelo empenhamento na concretização daquele objectivo. Sublinhou o seu apreço por uma instituição que pode servir de exemplo para os vários tipos de serviços públicos, nomeadamente os da actividade cultural.

In IPLB.

Sem comentários: