quinta-feira

Lisboa com "Jardins Digitais"

"O presidente da CML Carmona Rodrigues protagoniza esta terça-feira o primeiro acesso wireless inteiramente livre e gratuito, num evento agendado para o alto do Parque Eduardo VII e que abre o funcionamento dos 21 Jardins Digitais na cidade.

Com o projecto, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) pretende dinamizar os espaços públicos (jardins e miradouros) da capital através do acesso Wireless (Internet sem fios). Neste âmbito, o edil de Lisboa vai distribuir a newsletter E-Polén a partir da ligação sem fios (hot spot) no jardim Amália Rodrigues.

O projecto dos Jardins Digitais tem um prazo de vigência de oito meses (até Junho de 2007) e possibilitará testar um conjunto de soluções técnicas e operacionais de acesso Wireless, de forma a preparar sustentadamente outras opções futuras da CML na área na área de serviços e processos.

Um protocolo de cooperação assinado em meados do mês passado entre a autarquia e três parceiros do sector garantiu a implementação do serviço e do equipamento necessário à execução do projecto «sem qualquer custo financeiro para a cidade», indica um comunicado da Câmara.

Assim, as empresas ZAPP (grupo Rádiomóvel), Broadnet e PT Wi-Fi, ocuparam-se do fornecimento do serviço cuja qualidade será agora monitorizada co a ajuda do IST (Instituto Superior Técnico).

De acordo com uma lista da autarquia numa página sobre o projecto, a partir de hoje será possível aceder a partir dos parques de Monsanto (em várias zonas), Eduardo VII e Bela Vista (parte da zona Norte); os jardins Amália Rodrigues, Campo Grande, Braancamp Freire (Campo de Santana), Vasco da Gama/Rua Vieira Portuense (Belém), Arco do Cego, Guerra Junqueiro (Estrela) e França Borges (Príncipe Real).

Para o usufruto desta experiência gratuita em Lisboa somam-se ainda as alternativas dos miradouros da Graça, Senhora do Monte e Santa Catarina, além da Alameda Afonso Henriques (Zona Oriental); Mata de Alvalade (envolvente do Lisboa Racket Center e Miradouro); Alameda Roentgen (Telheiras); e Quinta das Conchas e dos Lilases."

In Diário Digital | Imagem: Sapo.pt
Informações sobre o projecto Jardins Digitais.

Sem comentários: