segunda-feira

Oeiras Internet Challenge - 25 de Novembro

Este projecto é dirigido prioritariamente ao público juvenil e tem por objectivo a realização de um evento nas Bibliotecas Municipais em redor das tecnologias de informação e da pesquisa de informação na Internet, articulando investigação e componente lúdica. A principal actividade consiste na realização de um torneio, por várias eliminatórias, ao longo do dia 25 de Novembro.

O programa do evento estrutura-se da seguinte forma:

- TIC Móvel (CDTI)
Data: 22 a 25 de Novembro, quarta-feira a sábado
Horário: 10H00/13H00 - 14H00/19H30
Local: Entrada da Biblioteca Municipal de Oeiras

Espaço interactivo de divulgação das Tecnologias de Informação no qual dispõe de serviços como a Internet, vídeo-conferências, multimédia e realidade virtual, dinamizado em permanência por formadores da FDTI - Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação.

- Torneio Internet Challenge
Data: 25 de Novembro, sábado
Horário: 10h00 - 13h30: 1ª Eliminatória
14h00 - 15h30: 2ª Eliminatória
16h00 - 17h00: 3ª Eliminatória
18h00 - 19h00: Semi-final
21h00 - 23h00: Final
23h00: Encerramento do Torneio e Entrega de prémios

Local: Foyer da Biblioteca Municipal de Oeiras
Actividade estruturante da iniciativa envolve um torneio repartido ao longo do dia, compreendendo a resolução de desafios com base na Internet enquanto ferramenta de pesquisa e selecção de recursos de informação. Os desafios têm três níveis de dificuldade. Podem participar até ao máximo de trinta e duas equipas de dois elementos.


Actividades paralelas:

- CiberViagens
Data: 25 de Novembro, sábado
Horário: 10h00/12h45 e 17h00/18h00
Local: Espaço Multimédia (BMO)

Oficinas de curta duração destinadas à apresentação de aplicações e de métodos e técnicas de pesquisa na Internet. Integra as sessões de demonstração de: "Pesquisa de Informação na Internet"; "Mozilla Firefox"; "Netiquette" e "Ferramentas e dicas para melhorar o seu blog", uma organização da Rato - Associação para a Divulgação Cultural e Científica.
Inscrições nos Espaços Multimédia

- Palestra: Second Life
Data: 25 de Novembro, sábado
Horário: 14H00 - 16H00
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

Apresentação e debate em redor de uma plataforma representativa do conceito de realidade virtual. O Second Life é um jogo onde os jogadores podem assumir a personalidade que quiserem e a partir daí construir uma vida, embora que virtual? Organização da Rato - Associação para a Divulgação Cultural e Científica.

- Workshop: Tumba! - pesquisa na web portuguesa
Data: 25 de Novembro, sábado
Horário: 16h00 - 17H00
Local: Espaço Multimédia (BMO)

Demonstração de funcionalidades e potencialidades do engenho de pesquisa alternativo: Tumba, Motor de Pesquisa que cobre a Web portuguesa.

- Debate: Pesquisa de Informação na Web
Data: 25 de Novembro, sábado
Horário: 17H00 - 19h00
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

Apresentação do Programa e debate da temática "Pesquisa de Informação na Web" em torno do livro The Search, de John Battelle. Conferência com a participação de Gustavo Cardoso (Prof. do ISCTE) e Eng. Mário J. Gaspar da Silva (Proj. de pesquisa na Web Portuguesa Tumba!), com moderação de Vasco Trigo (Jornalista RTP).

Programa sujeito a alterações.
Informação e imagem: Página da CMO.

Mais informações nas Bibliotecas Municipais de Oeiras.

Sem comentários: