sexta-feira

CNC sugere 52 obras da cultura portuguesa em 2007

O Centro Nacional de Cultura (CNC) irá divulgar 52 obras de referência da cultura portuguesa, de Camões a Saramago, ao longo de 2007, numa iniciativa com lançamento previsto para sexta-feira na Internet.

Semanalmente, o CNC propõe a análise de uma obra da cultura portuguesa, a cargo de especialistas em cinco diferentes áreas: literatura, arquitectura, música, artes plásticas e teatro.

Em www.e-cultura.pt, é apresentada sexta-feira «Crónica de D. João I: um só coração em direcção ao futuro», uma análise de Miguel Real sobre a obra do cronista Fernão Lopes. Na semana seguinte, será explicada a escultura «O Desterrado», de Soares dos Reis, pelo crítico de arte Rui Mário Gonçalves. A terceira semana de Janeiro será dedicada ao «Auto da Índia», de Gil Vicente, por Duarte Ivo Cruz.

Tomás Vaz da Silva, do CNC, disse à agência Lusa que na iniciativa serão ainda analisadas, por exemplo, obras de Eça de Queirós e José Saramago, além de «Os Lusíadas», de Camões.

«52 obras de referência da cultura portuguesa» é um dos novos projectos do Centro Nacional de Cultura na Internet destinado a celebrar os três anos do site. Terminado o projecto em 2007, todos os textos serão publicados posteriormente pelo Centro Nacional de Cultura.

Outro dos projectos previstos pelo CNC para celebrar os três anos de existência do site é a disponibilização online de uma base de dados sobre património, na qual o CNC está a trabalhar desde 1995.
Fonte: CNC e Diário Digital | 03-01-2007

Sem comentários: