sábado

Casa da Leitura

A Casa da Leitura é um projecto do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian que tem como objectivo promover a leitura.

Promover a leitura, tirar dúvidas e disponibilizar recensões de mais de 500 livros para crianças e adolescentes são apenas alguns dos objectivos do portal Casa da Leitura, disponível a partir de hoje em www.casadaleitura.org

Para os responsáveis do Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian, esta é a primeira fase de um projecto de promoção da leitura que permitirá, de modo criativo e através de um conjunto diversificado de recursos, "colocar os livros mais interessantes ao alcance da curiosidade de leitores da mais tenra idade até à adolescência".

Na Casa da Leitura encontram-se recensões de livros destinados à infância e adolescência, organizados segundo faixas etárias e temas, mas também o desenvolvimento de temas, biografias e bibliografias, que, segundo os responsáveis, serão actualizados semanalmente.

No Serviço e Orientação da Leitura encontra-se reunido o essencial da informação acerca das edições de livros para a infância e juventude - sobretudo recentes, mas também edições clássicas, e em alguns casos edições em língua estrangeira. Os títulos estão acessíveis e são apresentados aos visitantes através de uma montra.

ABZ da Leitura é uma área mais dedicada aos mediadores e especialistas, pela sua especificidade, mas com acesso livre para todos. Aqui é apresentada bibliografia específica, seleccionada segundo uma avaliação criteriosa das carências nacionais na área, e está prevista a publicação de investigação nacional. Estão ainda disponíveis orientações teóricas, informações sobre projectos no terreno, ou a melhor forma de os desenvolver. Destaque ainda para os diferentes laboratórios - espalhados pelo País e distribuídos por diferentes contextos e idades - «que têm como objectivo testar no terreno as sugestões práticas aqui apresentadas», explicam.

A Casa da Leitura destina-se ao público em geral mas sobretudo aos mediadores de leitura - bibliotecários e professores -, pais, educadores e jornalistas, proporcionando a todos eles material para promover a leitura junto dos mais jovens.
No prazo de um ano, a Fundação Calouste Gulbenkian pretende criar outro site dirigido exclusivamente ao público jovem e com objectivos semelhantes.

Sem comentários: