quarta-feira

"Horário" do III Encontro CTDI

O dia de ontem começou bem cedo, foi longo, um pouco cansativo mas bastante compensador.

5:00 - Encontro no local marcado com mais 6 colegas das Bibliotecas Municipais de Oeiras para juntos irmos ao III Encontro CTDI, organizado pela ESEIG.

7:00 - Paragem numa estação de serviço da A1 para abastecer com um café, uma bolo e esticar as pernas.

9:30 - Chegada às instalações da ESEIG e procura algo desorientada pelo local do Encontro. Valeu-nos uma colega da biblioteca!!

10:00 - Registo e entrega da documentação. Primeiro contacto com os participantes e aproveitar para rever os colegas da blogosfera.

10:30 - 18:30 (altura em que tive de sair) - III Encontro CTDI: Web 2.0 na Ciência da Informação

1º momento - Apresentações feitas por alunos e docentes da ESEIG sobre a Web 2.0 e as suas aplicações ou hipóteses de aplicações na prática lectiva. De salientar o envolvimento que alunos e professores demonstraram ao longo do Encontro. Um verdadeiro exemplo para algumas organizações.

2º momento - Apresentações feitas por convidados estrangeiros através de vídeo-conferência: Richard Wallis, Sheila Webber e Fabiano Caruso. Infelizmente a utilização da vídeo-conferência não funcionou como pretendido e praticamente não foi possível ouvir as apresentações em boas condições. Valeu a intenção, o esforço da organização em trazer estes profissionais para este Encontro e a prova de que mesmo num evento sobre web 2.0, ainda não dominamos a tecnologia. De salientar o esforço da Sheila Webber que impossibilitada de se ouvir em boas condições, fez uma apresentação com base no desenho, isto é, ressaltou as ideias principais da apresentação com sublinhados e pequenas notas colocadas na apresentação. Muito original!

3º momento - Apresentações feitas pelos colegas da blogosfera: Luísa Alvim, Pedro Princípe, Paulo Sousa, Júlio Anjos e Adalberto Barreto e Clara Assunção. A apresentação da Luísa abordou a temática da qualidade dos blogs e apontou elementos para a sua aferição, deixando a ideia de constante actualização e revisão das métricas utilizadas. O Pedro apresentou o perfil dos blogs nacionais da área BAD dando uma boa visão panorâmica sobre o que por cá se faz e o que se poderia fazer. O Paulo deu-nos uma visão dos leitores dos blogs: quem somos, o que fazemos e o que procuramos quando lemos um blog; um contributo que também caracteriza os próprios bloggers portugueses. O Júlio falou sobre as boas práticas presentes na web com aplicação dos princípios 2.0, um bom momento para rever e ou ficar a conhecer algumas boas ideias. O Adalberto, apesar de ausente, fez-se representar por um belo texto cheio de humor que em muito abrilhantou o final dos trabalhos, conjuntamente com a Clara que contribuiu-o com um bonito momento que juntou a literatura, as bibliotecas e os bibliotecários em volta de Eça de Queirós e das nossas dúvidas, certezas e vivências diárias.

A organização do Encontro esteve de parabéns e as dificuldades técnicas e o atraso no programa constituíram situações correntes e inesperadas que dificilmente podem ser acauteladas.

21:30 - Paragem numa estação de serviço para alimentar o grupo.

23:00 - Chegada a Lisboa com muito sono!

00:30 - Enquanto adormeço penso que isto de ser bibliotecário já não é como antigamente...

Aqui fica a apresentação que eu e os meus colegas Maria José Amândio e António Navarro fizemos no III Encontro CTDI: Oeiras a Ler - um blog no coração da rede. Pretendemos mostrar como e porquê surgiu a ideia de criar um blog para a biblioteca, apresentar as normas e as dificuldades inerentes à gestão de um blog institucional onde colaboram várias pessoas e quais os recursos tecnológicos que utilizamos e que pretendemos utilizar.


4 comentários:

MCA disse...

Bruno
Obrigada pela tua visita à BdJ.
Como estou sem tempo, vou fazer a ligação para aqui porque este resumo do encontro está muito bom.
Abraço.

Bruno Duarte Eiras disse...

Estás à vontade - afinal isto é a verdadeira web 2.0
Abraço

Luísa Alvim disse...

apreciei a vossa apresentação e mais importante, o vosso trabalho diário como bloguistas de um blogue de uma biblioteca. Também o disse ao Filipe Leal. Este blogue tornou-se para mim um caso de estudo.
parabéns à Maria José Amândio, ao António e a toda a equipa que participa neste blogue.

Bruno Duarte Eiras disse...

Obrigado Luísa! Acima de tudo o Oeiras a Ler resulta do contributo de toda a equipa.