sexta-feira

1001 livros

Depois de no ano passado ter descoberto o livro de Peter Boxall 1001 books you must read before you die uma edição em inglês da Quintet Publishing e de a ter lido/consultado com alguma atenção reparei que existe uma edição em português da Lisma: 1001 Livros para Ler Antes de Morrer. Felizmente não foi necessário grande esforço para ler em inglês, mas tenho de confessar que alguns títulos foram difíceis de identificar em edições portuguesas - quando existiam.

Para quem quer saber um pouco mais sobre literatura, para quem tem necessidade de conhecer livros, histórias, personagens e autores ou apenas para quem gostava de conhecer mais sobre livros/escritores mas não tem tempo ou tem muita preguiça... este pode ser um bom livro para as férias.

Nas palavras da editora é "um excelente guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos, uma referência imprescindível para os amantes de literatura. Sumptuosamente ilustrado com mais de 600 imagens a cor - capas de livros, frontispícios, cartazes e outras imagens contextuais, e salpicado com inúmeras citações de autores ou de romances, 1001 Livros para Ler Antes de Morrer é o livro ideal para amantes da literatura.

Um magnífico e invulgar livro de referência sobre os romances e os escritores que conseguiram e conseguem estimular a imaginação do mundo. Um guia incisivo de livros que tiveram e têm impacto - quer pela sua recepção crítica, quer pelo seu estatuto de clássico de culto.
Uma selecção ecléctica, elaborada por uma equipa internacional de escritores, críticos, académicos e jornalistas, todos eles apaixonados pela leitura. Um livro que proporciona novas perspectivas sobre os velhos e modernos clássicos, e indica os romances contemporâneos que serão clássicos no futuro. O livro contém referência a obras anteriores a 1800, a obras do século XIX, XX e XXI."

Obviamente que não é um livro que provoque sensações imediatas, mas pode levar-nos à descoberta de inúmeras boas experiências de leitura.

Apesar das suas mais de 800 páginas o seu formato A5 dá-lhe alguma portabilidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente a edição portuguesa deste livro está esgotada! Obrigado pela sugestão.