"A blogosfera é um universo na Internet a que recorrem cada vez mais pessoas ligadas aos museus, para divulgar exposições e outras actividades que atraiam visitantes, indicou hoje uma especialista em Lisboa, num encontro sobre gestão cultural.
Ana Pires, consultora nesta área, falava durante os Primeiros Encontros de Gestão Cultural/Fórum Cultura e Criatividade 07, que decorrem até sexta-feira no Museu Colecção Berardo, organizados pela Associação Portuguesa de Gestão Cultural (APGC), em parceria com a Agência Inova.
A especialista da Soft Limits - empresa que criou o site Matriz, com o inventário das colecções museológicas do Instituto Português de Museus - apontou que uma primeira análise deste fenómeno divulgada pela Rede Portuguesa de Museus (RPM), indica que existem actualmente 17 blogues com temas relacionados com a museologia.
"A Internet deixou de ser passiva e a blogosfera é um instrumento extraordinário para promover os museus, ligá-los entre si e atrair visitantes", salientou a consultora, acrescentando que os blogues são criados a título individual ou colectivo, por pessoas ligadas à área, grupos de amigos dos museus e até as próprias instituições.
De acordo com Ana Pires, os blogues mais consultados com temas relacionados com museus são nomeadamente o do Mosteiro de Tibães (http://www.mosteirodetibaes.blogspot.com), "um dos pioneiros", o do Museu Municipal de Estremoz, No Mundo dos Museus, (http://nomundodosmuseus.wordpress.com), outro criado pelos Amigos do Museu de Évora, um do Museu do Abade de Baçal, um intitulado Casas-Museu Portuguesas em Acção (http://casasmuseuemaccao.blogs.sapo.pt), e o Expressarte, dedicado à arte contemporânea.
Dos vários exemplos mencionados pela especialista, também destacou um dedicado ao Museu da Chapelaria (http://www.museudachapelaria.blogspot.com) em São João da Madeira: "Não conhecia, mas pela apresentação deste blog fiquei cheia de vontade de lá ir", comentou, acrescentando que a apresentação dinâmica do museu chama a atenção.
"Como a área da cultura não tem geralmente meios financeiros, os blogues são uma forma barata e muito útil de divulgar as exposições e as actividades dos museus", sustentou, sublinhando que esta é uma ferramenta fácil de usar, que permite criar ligações e intensificar a comunicação entre pessoas interessadas na área da museologia."
Fonte: Público
Imagem: aqui
Imagem: aqui
Mais informações no blog Um toque de ASA a quem agradeço o envio da notícia.
Sem comentários:
Enviar um comentário