Para quem ainda não se apercebeu desde Janeiro de 2007 que modero-dinamizo-oriento (ainda não sei exactamente o que lhe chamar!) um Grupo de Leitores na Biblioteca Municipal de Oeiras.
Para esta minha decisão em muito contribuiu o estágio que efectuei na Biblioteca de Peñaranda de Bracamonte (Salamanca) pertencente à Fundación Germán Sanchez Ruipérez ao abrigo do Programa Leonardo Da Vinci.
Durante o curso de Pós-Graduação já muito me tinham falado nesta biblioteca quase mítica e onde um conjunto de excelentes profissionais desenvolvia um trabalho exemplar para um comunidade muito interessada e dedicada. Ter tido o oportunidade de ver este trabalho de perto e acompanhar algumas das suas rotinas e procedimentos, foi mais produtivo do que qualquer experiência profissional que tinha tido até então. A forma de trabalhar, a relação com os leitores, os objectivo a que se propunham tudo se tornou mais claro e mais lógico depois deste estágio.
O mesmo aconteceu face a trabalho que desenvolviam com os Taller de lectura para adultos. Num ambiente de total informalidade e descontracção conseguiram logo na primeira edição 30 pessoas com profissões variadas como professores, domésticas, mecânicos, estudantes, reformados, advogados, engenheiros e arquitectos. As sessões decorriam semanalmente na biblioteca, no café, na praça central, no jardim... em qualquer local onde fosse mais fácil juntar todos os inscritos.
A ideia principal era sempre a de ir onde as pessoas queriam estar!
2 comentários:
Olá Bruno,
Muito interessante esse programa de leitura para adultos da biblioteca em Salamaca. É sempre importante percebermos como os outros trabalham para analiarmos o que fazemos, não é? Vou seguir atentamente estes teus posts sobre Grupos de Leitores, com a certeza que vou aprender.
A Biblioteca Municipal de Oeiras faz um trabalho fantástico com o seu clube de leitores. É uma referência.
Ao ler o teu texto, comecei a questionar-me: quantos clubes de leitura existem no nosso país? Como funcionam?
Há textos/livros disponíveis em Portugal sobre como promover a leitura para adultos? Para crianças/adolescentes sei que há muito, agora para adultos, não me recordo de nenhum no momento.
Às vezes, acho que à excepção das bibliotecas, livrarias e alguns blogues como é que se promove a leitura para adultos?
Por agora já chega de reflexões! Um beijinho,
Olá, laranjinha
Esta oportunidade profissional em Salamanca junto da FGSR foi de facto excelente.
Quanto ao número/tipos de grupos de leitores que existem em Portugal tenho recolhido algumas informações desde que comecei a coordenar este projecto nas Bibliotecas de Oeiras. Aqui no blog vou falando de alguns.
A promoção de leitura já por si é processo complexo, já que como diz Daniel Pennac, é um acto que não suporta o imperativo: "lê". Tenho alguns textos sobre este assunto que posso enviar ou em alternativa posso referi-los aqui no blog.
De qualquer maneira penso que grande parte da promoção de leitura para adultos passa por eventos sociais e de exposições (montra) dos livros. Afinal com a idade somos mais tentados por outro tipo de solicitações que não apenas o livro pela leitura e vice-versa.
Reflexões nunca são demais e aqui no blog são sempre muito bem vindas.
Bjs e obrigado pela visita.
Enviar um comentário