quarta-feira

Grupos de Leitores II

Para quem ainda não se apercebeu desde Janeiro de 2007 que modero-dinamizo-oriento (ainda não sei exactamente o que lhe chamar!) um Grupo de Leitores na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Apesar de esta ser já uma aspiração antiga das Bibliotecas Municipais de Oeiras (BMO), só em finais de 2006 é que se reuniram as condições necessárias e eu pessoalmente me senti preparado para coordenar este projecto nas BMO.

Para esta minha decisão em muito contribuiu o estágio que efectuei na Biblioteca de Peñaranda de Bracamonte (Salamanca) pertencente à Fundación Germán Sanchez Ruipérez ao abrigo do Programa Leonardo Da Vinci.
Durante o curso de Pós-Graduação já muito me tinham falado nesta biblioteca quase mítica e onde um conjunto de excelentes profissionais desenvolvia um trabalho exemplar para um comunidade muito interessada e dedicada. Ter tido o oportunidade de ver este trabalho de perto e acompanhar algumas das suas rotinas e procedimentos, foi mais produtivo do que qualquer experiência profissional que tinha tido até então. A forma de trabalhar, a relação com os leitores, os objectivo a que se propunham tudo se tornou mais claro e mais lógico depois deste estágio.

O mesmo aconteceu face a trabalho que desenvolviam com os Taller de lectura para adultos. Num ambiente de total informalidade e descontracção conseguiram logo na primeira edição 30 pessoas com profissões variadas como professores, domésticas, mecânicos, estudantes, reformados, advogados, engenheiros e arquitectos. As sessões decorriam semanalmente na biblioteca, no café, na praça central, no jardim... em qualquer local onde fosse mais fácil juntar todos os inscritos.
A ideia principal era sempre a de ir onde as pessoas queriam estar!

Imagem: FGSR
(continua)

2 comentários:

Laranjinha disse...

Olá Bruno,

Muito interessante esse programa de leitura para adultos da biblioteca em Salamaca. É sempre importante percebermos como os outros trabalham para analiarmos o que fazemos, não é? Vou seguir atentamente estes teus posts sobre Grupos de Leitores, com a certeza que vou aprender.

A Biblioteca Municipal de Oeiras faz um trabalho fantástico com o seu clube de leitores. É uma referência.

Ao ler o teu texto, comecei a questionar-me: quantos clubes de leitura existem no nosso país? Como funcionam?

Há textos/livros disponíveis em Portugal sobre como promover a leitura para adultos? Para crianças/adolescentes sei que há muito, agora para adultos, não me recordo de nenhum no momento.

Às vezes, acho que à excepção das bibliotecas, livrarias e alguns blogues como é que se promove a leitura para adultos?

Por agora já chega de reflexões! Um beijinho,

Bruno Duarte Eiras disse...

Olá, laranjinha

Esta oportunidade profissional em Salamanca junto da FGSR foi de facto excelente.
Quanto ao número/tipos de grupos de leitores que existem em Portugal tenho recolhido algumas informações desde que comecei a coordenar este projecto nas Bibliotecas de Oeiras. Aqui no blog vou falando de alguns.
A promoção de leitura já por si é processo complexo, já que como diz Daniel Pennac, é um acto que não suporta o imperativo: "lê". Tenho alguns textos sobre este assunto que posso enviar ou em alternativa posso referi-los aqui no blog.
De qualquer maneira penso que grande parte da promoção de leitura para adultos passa por eventos sociais e de exposições (montra) dos livros. Afinal com a idade somos mais tentados por outro tipo de solicitações que não apenas o livro pela leitura e vice-versa.

Reflexões nunca são demais e aqui no blog são sempre muito bem vindas.
Bjs e obrigado pela visita.