quarta-feira

Wikia Search


Novo motor de pesquisa wikia.com lançado para concorrer com o Google
Versão experimental já está na Rede

O novo motor de busca do fundador da Wikipédia, o Wikia Search, foi ontem lançado na Internet mas encontra-se em versão experimental (beta), o que quer dizer muitas das ferramentas estão ainda em desenvolvimento.
Tal como acontece com a Wikipedia, criada por Jimmy Wales, o wikia.com é baseado na participação e contribuição dos internautas, que podem controlar o sistema e organizar os resultados das suas pesquisas e melhorar a pertinência dos resultados.

Baseado num algoritmo clássico, a "classificação" dos resultados apresentados no Wikia vai ser regularmente enriquecida em função das opiniões dos seus visitantes, que são convidados a classificar a pertinência dos resultados com estrelas.

Outra inovação no Wikia é a possibilidade de cada um escrever, comentar ou detalhar o objecto de uma pesquisa neste motor de busca a partir de uma contribuição escrita (definição, imagem ou sinónimo) num "interface" Wiki.

Apoiado no espírito de comunidade, o Wikia vai permitir ainda que os seus utilizadores criem um "perfil" (à semelhança do que acontece no Facebook), criando uma rede de contactos através das pesquisas efectuadas no sítio.

Jimmy Wales, fundador do Wikipedia e um dos criadores deste novo projecto, espera que este portal "seja como um bom vinho, que melhorará com a passagem do tempo, e com as contribuições dos internautas".

Sem comentários: