quarta-feira

José Saramago - A consistência dos sonhos

No passado Sábado fui à Galeria D. Luís I no Palácio Nacional da Ajuda, ver a exposição José Saramago - A consistência dos sonhos.
Para além de tudo que descobri sobre o Homem e a Obra e a minha opinião pessoal sobre a exposição, saltou-me à vista um filme de animação baseado num texto de José Saramago - "A flor mais grande do mundo".



E se as histórias infantis fossem de leitura obrigatória para os adultos?
Seríamos realmente capazes de aprender o que há tanto tempo vimos a ensinar?
José Saramago

5 comentários:

Ana Arnold Guerreiro disse...

Este filme comove-me profundamente.
Até quando se vai encarar a natureza, neste caso as árvores, como seres a abater, sem culpa formada? É uma pena que a natureza seja trazida para o meio urbano com um manual de instruções... quando poderia ser parceira, conhecida, cuidada, desfrutada e contemplada de perto, a partir de casa.
Que mensagem linda a da flor, salva da secura, que cobre e proteje o menino, que metáfora!
Este livro existe na BMO - sector infantil - e as ilustrações também são muito boas, com planos e ângulos cinematográficos. Aconselho.:-)
Bjs de flores.

Paula Crespo disse...

Esta exposição está na minha lista de coisas para fazer nos próximos tempos. Quero ver se não a perco.
Parabéns pelo blogue!

Leonor disse...

ainda não fui ver a exposição, mas adorei ver o video. acho-o bastante humanista e com uma tomada de posição muito interessante da parte de Saramago (como seria de esperar).
obrigada pela informação, vou "roubar" o video, referindo a origem

bom fim de semana

Bruno Duarte Eiras disse...

Paula,
Vale muito a pena ver esta exposição, mas sugiro que o faça num dia de pouca afluência de público, talvez durante a semana. A maioria dos documentos/expositores são difíceis de ler/observar no meio de muita gente.
Obrigado pela visita.

Leonor,
O vídeo está disponível no YouTube pelo que é de todos. Se conseguir veja esta exposição que vale muito a pena.
Obrigado pela visita.

Bichodeconta disse...

Obrigada por me ter dado a conhecer este filme de que já tinha ouvido falar.. Despertou-me a curiosidade, estão deliciosas as imagens e os textos.. Eu que tenho o privilégio de ser amiga pessoal de José Saramago há tantos anosm não paro de me surpreender com a capacidade deste ser humano maravilhoso..um abraço, ell