segunda-feira

Resumo do mês

Tendo em conta a minha ausência do blog no último mês vou tentar fazer um resumo dos principais acontecimentos que ocorreram nas últimas semanas e que não dei conta no Entre Estantes. Pessoalmente serve para registar aqui algumas informações passadas e quem sabe não serve de informação para alguém mais distraído...

Maio - Mês da profissão de informação-documentação nas BLX
Decorreu ao longo do mês de Maio um conjunto muito interessante de iniciativas em torno dos profissionais de informação e documentação. Esta foi uma excelente acção de divulgação do trabalho e da importância social destes profissionais. Destacam-se os ciclos de conferências e o curso livre.
Mais informação aqui.

17 de Maio - Actas do III Encuentro de Docentes e Investigadores en Información y Documentación (Salamanca)
aqui tinha falado da realização deste encontro que pretendia reflectir sobre a situação actual da área de informação e documentação na Península Ibérica. Inversamente ao que sucede muitas vezes as actas deste Encontro estão disponíveis menos de 2 semanas após a sua realização. Deste encontro saiu uma Declaração que muito nos interessa. Para quem estiver interessado pode também consultar o índice das actas.
Mais informações aqui.

19 de Maio - Ciência da Informação: mais de 90% têm emprego garantido
Declarações da directora do curso de Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Porto, prof. Fernanda Ribeiro, à margem das VI Jornadas de Ciência da Informação.
Mais informações aqui.

20 e 21 de Maio - 8º Encontro Luso-Espanhol de Bibliotecas Públicas
Mais uma vez a DGLB reúne uma selecção de bibliotecas dos dois lados da fronteira com projectos de interesse e que podem servir de inspiração para os restantes colegas. De salientar para além da sempre arejada participação espanhola, a ocorrência de convites directos para a plateia, em buscar de parceiros de projectos. Infelizmente as inscrições que esgotaram a capacidade da sala apenas muito raramente possibilitaram a existência de um auditório meio cheio.
Mais informações aqui.

29 e 30 de Maio - III Encontro Oeiras a Ler: a promoção da leitura para os públicos jovens e as bibliotecas públicas.
Excelente selecção de oradores nacionais e estrangeiros que abordaram vários aspectos e falaram sobre projectos de promoção da leitura para jovens. Sem qualquer sombra de dúvida uma nova visão sobre o assunto via Alemanha, Espanha, França, EUA e Reino Unido. Só foi pena as inscrições não terem esgotado e não haver lista de espera!
Mais informações aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora muito bem! Isto é o que se pode chamar "resumo da actividade mensal"!
Obrigada pelas informações (umas que já sabia, outras que realmente nem fazia ideia que estavam a decorrer).
Outra actividade que tem haver, a meu ver, com a actividade de bibliotecas (n directamente, mas enfim...) é a Feira do Livro de Lisboa 2008! Muito bem organizada, com novas editoras representadas...

B.
Bem regressado amigo!!:D

Bruno Duarte Eiras disse...

Obrigado, Suse
Pois que este ano não fui à FLL... é verdade uma vergonha!
Bjs,