segunda-feira

Bibliomóvel de Proença-à-Nova na Antena 1

Depois da Associação de Profissionais de Bibliotecas Móveis espanhola ter destacado em Agosto de 2007 o projecto Bibliomóvel de Proença-a-Nova como “El Bibliobús del Mes", a Antena 1, no seu programa Visão Global, emitiu no passado dia 13 uma reportagem sobre este projecto.
O repórter Álvaro Coimbra acompanha o percurso desta biblioteca itinerante pelas aldeias do concelho e entrevista alguns dos seus fiéis utilizadores.
O bibliotecário Nuno Marçal, coordenador do projecto da bibliomóvel, dá o testemunho da sua experiência, ao longo de 13 minutos de verdadeira magia.

A reportagem está disponível no site da Antena 1. O ficheiro áudio (13-07-2008) deve ser descarregado para se ouvir em melhores condições a parte da reportagem a partir do minuto 34’54”.

Aqui ficam os meus parabéns ao Nuno pelo trabalho desenvolvido no Bibliomóvel e pelas belas fotos que inspiram o dia-a-dia de trabalho dos bibliotecários que trabalham entre quatro paredes.

Via RCBP.
Foto: Nuno Marçal

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem Haja Bruno pelo destaque, dado a Bibliomóvel no teu Entre Estantes.

É sempre importante e motivador verificar que o nosso trabalho, dedicação e paixão são acompanhados por companheiros de profissão.
Pode ser que outros companheiros se sintam igualmente motivados para implementarem um serviço móvel de biblioteca.
Não tenho dúvidas que este tipo de serviço aproxima utilizadores e capta de uma forma próxima e até íntima, futuros utilizadores e "abusadores" não só da bibliomóvel em particular,mas das bibliotecas em geral.

Saudações Bibliotecárias

Abraço

Nuno Marçal
Bibliotecário-Ambulante

Unknown disse...

Agradeço a informação. Não sabia da reportagem, e fico contente por ter tido esse destaque. Parabéns ao Nuno Marçal.

Bruno Duarte Eiras disse...

Olá, Nuno
O papalagui é muitas vezes local de inspiração.
Quanto às vantagens dos Bibliomóvel tive oportunidade de acompanhar o trabalho de um colega em bairros problemáticos dos arredores de Lisboa. Um verdadeiro caso de sucesso junto de crianças e jovens que de outra forma não tinham acesso aos serviços da biblioteca pública. Infelizmente o projecto foi descontinuado...
Abraço,

Olá, Pedro
Se tiveres oportunidade ouve a reportagem; vale mesmo a pena.
Abraço,