quinta-feira

Lisboa acolhe em Janeiro congresso internacional sobre promoção da leitura

Lisboa acolhe em Janeiro um congresso internacional sobre promoção da Leitura, que juntará na Fundação Calouste Gulbenkian escritores, técnicos e especialistas de todo o mundo.

"Formar leitores para ler o mundo" decorrerá nos dias 22 e 23 de Janeiro e é uma iniciativa da Casa da Leitura, um portal na Internet dedicado à divulgação de literatura infanto-juvenil portuguesa e estrangeira.
"Será a primeira grande conferência em Portugal sobre a promoção da leitura e vai trazer os melhores especialistas para falar sobre o tema com uma linguagem que fuja ao jargão académico", disse António Prole, responsável pela Casa da Leitura, à agência Lusa.

Para falar sobre formação de públicos, estratégias de leitura e projectos para a promoção da leitura foram convidados, por exemplo, o escritor espanhol Fernando Savater, o autor francês Daniel Pennac (ainda por confirmar) e José Barata-Moura.
Michel Fayol e Galeno Amorim, dos observatórios de leitura de França e do Brasil, respectivamente, Dolores López-Casero, do Centro Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Espanha, e António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, também marcarão presença em Lisboa.

Na conferência serão ainda divulgados os resultados de três anos de trabalho do projecto Casa da Leitura, criado em 2005 pela Fundação Calouste Gulbenkian.

In Visão on-line.
Imagem: Casa da Leitura

Espero conseguir assistir a este grande evento em torno da promoção da leitura. Por enquanto ainda não está disponível mais informação na página da Casa da Leitura, mas vamos ficar atentos!

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Bruno
Eu também espero ir a esta iniciativa porque acho muitissimo importante qql coisa que permita melhorar a Divulgação da Leitura/Cultura em Portugal

Leonor disse...

Eu também espero estar lá

obnrigada pela informação

Bruno Duarte Eiras disse...

Suse,
Vamos lá estar todos! Assim espero. Bjs

Leonor,
Penso que será uma oportunidade a não perder. Obrigado pela visita.

Anónimo disse...

Eu também espero que assim seja. No site da Casa da Leitura já está disponível o Programa Provisório do Congresso.
Só ainda n entendi como podemos proceder á inscrição no Congresso, mas como é só em 2009, pode ser que só disponibilizem essas informações mais proximo do acontecimento.

Até breve