quarta-feira

Viaggi di Architettura

A Viaggi di Architettura é uma empresa italiana que trabalha no sector do turismo desde 1952. A secção de Turismo de Arquitectura reúne um conjunto de diferentes profissionais ( arquitectos, jornalistas, designer, fotógrafos, professores e estudantes de arquitectura) de várias países.
A proposta apresentada por este empresa, em colaboração com especialistas na área do turismo, pretende oferecer um serviço altamente especializado e de qualidade superior.
A Viaggi di Architettura organiza visitas guiadas para quem queira melhorar os seus conhecimentos técnicos sobre a arquitectura de várias cidades, através de um acompanhamento personalizado e facilitado a vários tipologias de edifícios, incluindo aqueles normalmente interditos ao público. Os vários percursos especializados cobrem todos os continentes e cada viagem é preparada de forma personalizada e tendo em atenção os interesses e os conhecimentos do grupo.
Apesar dos itinerários serem sempre pré-definidos por uma equipa de especialistas, não está excluída a realização de viagens a cidades fora dos roteiros estabelecidos.

Na sua página podemos ver várias rubricas de entre as quais destaco - "The best of..." - aqui são referidas 18 bibliotecas que constituem o The best of Biblioteche.
Para além da referência a grande edifícios de bibliotecas como o "Diamante Negro" em Copenhaga, a Biblioteca Pública de Seatle ou a biblioteca do Campus de Utrech surgem também nesta lista 2 bibliotecas portuguesas:

- A Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto - José Manuel Soares, 2001)
- A Biblioteca da Universidade de Aveiro (Aveiro - Álvaro Siza 1995)

Pessoalmente tenho de reconhecer que o edifício da Biblioteca Almeida Garrett é de facto digno de referência tanto no que diz respeito às soluções arquitectónicas dos interiores como ao trabalho de implantação do edifício no terreno. A Biblioteca da Universidade de Aveiro ainda aguarda uma visita.

Para quem tiver interessado o próximo percurso da Viaggi de Architettura será a Lisboa nos dias 10, 11, 12 e 13 de Outubro. Mais informações sobre as condições de participação aqui.

Um agradecimento ao Fernando Vilarinho pela divulgação desta informação e os meus parabéns pelo trabalho feito no Wetpaint (Directório de Bibliotecas) e pela referência no site desta empresa como fonte de informação sobre a Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

Sem comentários: