Como prova de que a formação de bibliotecários começa a ter novas áreas de especialização. Caso disso é o novo curso de Pós-Graduação em Livro Infantil, organizado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica.
Desde há alguns anos que a formação de bibliotecários começou a mudar. Os próprios profissionais começaram a sentir que a prática profissional quotidiana exigia um conjunto de competências aos quais os conteúdos das pós-graduações já não conseguiam dar resposta. O aparecimento de licenciaturas e mesmo de mestrados na nossa área não conseguiam muitas vezes contribuir com os conhecimentos necessário e ambicionados pelos profissionais.
Desde há alguns anos que a formação de bibliotecários começou a mudar. Os próprios profissionais começaram a sentir que a prática profissional quotidiana exigia um conjunto de competências aos quais os conteúdos das pós-graduações já não conseguiam dar resposta. O aparecimento de licenciaturas e mesmo de mestrados na nossa área não conseguiam muitas vezes contribuir com os conhecimentos necessário e ambicionados pelos profissionais.
Felizmente vão surgindo no horizonte alguns sinais de que urge desenvolver formação em áreas onde ainda temos mais fragilidades: a promoção da leitura, a gestão de recurso humanos, de projectos, de orçamentos, a sociologia da leitura, etc.
Para já aqui temos esta oferta formativa que irá concerteza despertar o interesse de muitos profissionais.
"Este curso pretende ser uma resposta concreta às lacunas de formação específica sentidas por profissionais, provenientes de diversas áreas disciplinares, em relação ao livro infantil.
Multifacetado e complexo pela sua natureza transversal, este objecto de estudo profundamente contemporâneo convoca um conjunto de saberes articulados - teóricos e práticos - que vão das questões de natureza textual (relativas ao texto verbal e à ilustração), passando pela edição, chegando aos usos e práticas em diversos contextos.
Deste modo, elaborámos um programa centrado no conhecimento dos livros infantis, que pudesse simultaneamente ser diversificado, perante perspectivas profissionais distintas: educação, edição, cultura, arte, crítica. O curso foi assim concebido para um público-alvo que não se confina a recém-licenciados, dirigindo-se igualmente aos que desejem alargar o seu campo de saberes e/ou privilegiem a actualização de conhecimentos nesta área, nomeadamente, bibliotecários, professores, educadores de infância, animadores culturais, editores, livreiros, ilustradores, etc."
"Este curso pretende ser uma resposta concreta às lacunas de formação específica sentidas por profissionais, provenientes de diversas áreas disciplinares, em relação ao livro infantil.
Multifacetado e complexo pela sua natureza transversal, este objecto de estudo profundamente contemporâneo convoca um conjunto de saberes articulados - teóricos e práticos - que vão das questões de natureza textual (relativas ao texto verbal e à ilustração), passando pela edição, chegando aos usos e práticas em diversos contextos.
Deste modo, elaborámos um programa centrado no conhecimento dos livros infantis, que pudesse simultaneamente ser diversificado, perante perspectivas profissionais distintas: educação, edição, cultura, arte, crítica. O curso foi assim concebido para um público-alvo que não se confina a recém-licenciados, dirigindo-se igualmente aos que desejem alargar o seu campo de saberes e/ou privilegiem a actualização de conhecimentos nesta área, nomeadamente, bibliotecários, professores, educadores de infância, animadores culturais, editores, livreiros, ilustradores, etc."
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