sexta-feira

Curso de Pós-Graduação em Livro Infantil

Como prova de que a formação de bibliotecários começa a ter novas áreas de especialização. Caso disso é o novo curso de Pós-Graduação em Livro Infantil, organizado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica.

Desde há alguns anos que a formação de bibliotecários começou a mudar. Os próprios profissionais começaram a sentir que a prática profissional quotidiana exigia um conjunto de competências aos quais os conteúdos das pós-graduações já não conseguiam dar resposta. O aparecimento de licenciaturas e mesmo de mestrados na nossa área não conseguiam muitas vezes contribuir com os conhecimentos necessário e ambicionados pelos profissionais.
Felizmente vão surgindo no horizonte alguns sinais de que urge desenvolver formação em áreas onde ainda temos mais fragilidades: a promoção da leitura, a gestão de recurso humanos, de projectos, de orçamentos, a sociologia da leitura, etc.
Para já aqui temos esta oferta formativa que irá concerteza despertar o interesse de muitos profissionais.

"Este curso pretende ser uma resposta concreta às lacunas de formação específica sentidas por profissionais, provenientes de diversas áreas disciplinares, em relação ao livro infantil.
Multifacetado e complexo pela sua natureza transversal, este objecto de estudo profundamente contemporâneo convoca um conjunto de saberes articulados - teóricos e práticos - que vão das questões de natureza textual (relativas ao texto verbal e à ilustração), passando pela edição, chegando aos usos e práticas em diversos contextos.
Deste modo, elaborámos um programa centrado no conhecimento dos livros infantis, que pudesse simultaneamente ser diversificado, perante perspectivas profissionais distintas: educação, edição, cultura, arte, crítica. O curso foi assim concebido para um público-alvo que não se confina a recém-licenciados, dirigindo-se igualmente aos que desejem alargar o seu campo de saberes e/ou privilegiem a actualização de conhecimentos nesta área, nomeadamente, bibliotecários, professores, educadores de infância, animadores culturais, editores, livreiros, ilustradores, etc."
Mais informações aqui.

Sem comentários: