terça-feira

Austria reads. Meeting Poin Library

A Campanha das Bibliotecas austríacas distinguidas por prémio do Estado para a área das Relações Públicas.
A campanha levada a cabo pela Associação Austríaca de Bibliotecas – Austria reads. Meeting Point Library – foi distinguida com o prémio do estado austríaco para as Relações Públicas 2008.

É a primeira vez que este prémio, entregue pelo Ministro da Economia austríaco, distingue uma instituição com fins culturais e educativos, no que se constitui num duplo sucesso para as bibliotecas.
O ponto de partida desta campanha foi a divulgação de um estudo, desenvolvido em 2003 em 29 países da OCDE, que colocava a Áustria (juntamente com a Alemanha) em 19.º lugar em termos de literacia. O estudo não só revelava problemas de literacia em cerca de 20% da população (acentuada nas camadas mais jovens), como evidenciava uma séria falta de visibilidade das bibliotecas austríacas.
Para fazer face a estes déficits, a Associação de Bibliotecas Austríacas decidiu lançar uma campanha a nível nacional. O objectivo era, durante uma semana, promover a leitura a partir do entretenimento e de iniciativas estimulantes, e de colocar essas iniciativas ao serviço da visibilidade das bibliotecas.

A campanha assumiu proporções sem precedentes, com milhares de eventos em bibliotecas, registando 480 000 participantes nas actividades em 2006, e ultrapassando as expectativas não só junto dos públicos, mas também junto dos decisores políticos, consagrando o papel as bibliotecas públicas no plano de acção do governo.
O segredo do sucesso, repetido nas edições de 2007 e 2008 da campanha, residiu, segundo os responsáveis, na cooperação de todas as bibliotecas, num leque vasto de eventos e iniciativas atractivas, e numa campanha de forte impacto nos media.

O prémio atribuído em 2008 é de particular importância para a percepção pública do papel das bibliotecas e plenamente demonstrativo do seu enorme potencial.

Leia mais sobre a iniciativa em
http://www.bvoe.at/mediafiles/88/Austria_reads.pdf
e em
http://www.oesterreichliest.at/~oesterreichliest2007/mediafiles/22/Austria-reads-2007.pdf?PHPSESSID=508d78133e869e14f793ae4355a86346.
Fonte: Notícias BAD - Novembro'08

Por cá talvez faça falta um spot publicitário, como este, que possa ser visto nos canais nacionais para além da RTP2, antes das 23:30.




Sem comentários: