segunda-feira

Conversas de biblioteca XIV


Uma senhora chega à biblioteca com um saco de livros e diz:

- Bom dia, eu gostaria de oferecer à biblioteca este saco de livros.

- Bom dia! Não sei se já conhece a nossa política de ofertas. Agradecemos todas as ofertas de documentos, mas não podemos garantir que todos os livros serão incluídos na nossa colecção. Caso não fiquem na biblioteca serão encaminhados para outras instituições.

- Isso é que não! Eu quero que todos estes livros (7) fiquem na biblioteca.

- Compreendo. Mas nós não podemos ter 7 livros iguais na estante sem, pelo menos antes, avaliar o interesse e a pertinência do livro.

- Estes livros são muito bons e importantes para todas as pessoas. Se não ficarem os 7 exemplares o livro perde impacto e fica perdido no meio dos outros numa qualquer estante.

(A conversa prolonga-se durante mais uns largos minutos em que se tenta explicar o que é e para que serve uma política de gestão da colecção nas bibliotecas.)

2 comentários:

Anónimo disse...

Em tempos, também eu doei uns livros a uma biblioteca, embora fossem de boa qualidade, não eram repetidos. Posteriormente ao visitar essa biblioteca, pude ver alguns nas estantes prontos para serem lidos. Confesso que tive grande satisfação por saber da sua grande procura.

Bruno Duarte Eiras disse...

A ideia desta senhora era outra; "Obrigar" à leitura do livro pelo número exagerado de exemplares. :-)