sexta-feira

"O cinema também filma livros"

Todos sabemos que existem muitos filmes cujos argumentos são adaptados de livros, alguns mais conhecidos do que outros, mas na maior oarte das vezes não temos noção da quantidade e diversidade de filmes adaptados de obras literárias.
A ver pela quantidade de bibliotecas que apresentam listas de livros adaptados ao cinema, como forma de sugestões de leitura, vemos que este é um verdadeiro sucesso para a promoção da leitura.

As Bibliotecas Públicas de Hedberg, Edmonton e de Mid-Continent elaboraram uma lista de "livros cinematográficos" e atingiram o interessante número de 1.250 títulos!

Esta ideia de livos adaptados ao cinema é também uma boa sugestão para um Grupo de Leitores. Em 2007, o grupo que dinamizo na Biblioteca Municipal de Oeiras fez uma selecção com base neste critério e foi muito interessante para alimentar a conversa e criar o debate.

Aproveitando as ainda recentes atribuições dos Óscares, deixo aqui um link para um lista dos livros que criaram os filmes nomeados/galardoados com a estatueta dourada - The books behind the oscars nominations.

Sabia que "O estranho caso de Benjamin Buton" é baseado num conto de F. Scott Fitzgerald?
Img: Asa

3 comentários:

Paulo Jorge Izidoro disse...

Mais alguns deste ano em:
Óscares 2009 e literatura - http://bibliotequices.blogspot.com/2009/02/oscares-e-literatura.html

Sofia disse...

As adaptações cinematográficas dão sempre mais visibilidade às obra literárias. O que é engraçado é que, normalmente, o livro é sempre melhor que o filme, mas as pessoas tendem a ver os primeiros e a menosprezar os segundos.
Devo fazer a excepção para O Leitor, adorei o filme, quase tanto como o livro.
;)

Bruno Duarte Eiras disse...

Paulo,
Obrigado pela dica.

Sofia,
Também gostei muito da adaptação de "O Leitor", apesar de algumas diferenças.
Obrigado pela visita.