quinta-feira

Biblioteca e as provas de aferição de Língua Portuguesa

Para quem ainda não viu a prova de aferição de Língua Portuguesa do 4º ano deste ano continha na pergunta 9 uma agradável referência às bibliotecas e à sua utilização.


Como se pode ver na imagem a questão 9 pretende avaliar se os alunos sabem utilizar uma biblioteca, através da utilização dos vários recursos de informação disponíveis.
Infelizmente, este exercício deveria ser feito também nas provas de acesso ao Ensino Superior, cada vez fico mais decepcionado com os jovens alunos universitários.
Para além de não saberem fazer uma pesquisa, não sabem utilizar dicionários e enciclopédias e acham natural fazer um trabalho para a universidade com base em páginas da internet. (Isto é uma generalização!)
Espero que os resultados da prova, mas especialmente desta pergunta, sejam favoráveis! Seria um bom sinal para os utilizadores das bibliotecas.
Provas disponíveis aqui.

2 comentários:

Totoia disse...

Também fico cada vez mais surpreendida / desiludida com algumas atitudes, muitos desconhecem até que a faculdade onde estudam tem catalogos on-line e nunca lá entraram (dizem-no com orgulho!!!!). Algo vai mal no reino da Dinarmaca!

Bruno Duarte Eiras disse...

Na Dinamarca não sei... mas por aqui vai com toda a certeza! Basta estar atento.