sexta-feira

"Grandes livros" disponíveis na internet

Grandes Livros é o nome de um conjunto de documentário efectuados pela RTP e narrados por Diogo Infante onde são apresentadas algumas das figuras mais relevantes da literatura portuguesa. Para quem como eu, não conseguiu ver todos os documentários a RTP disponibiliza-os agora no site do programa.


A série que foi emitida RTP2, RTP Internacional, RTP Notícias e RTP África durante o primeiro
trimestre de 2009, terá uma estratégia de promoção cross media (You Tube, micro-site RTP, redes sociais) e edição em DVD.

Estes documentários tinham como objectivo contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio contará com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise.

"Grandes Livros" é assumidamente inspirada na série homónima "Great Books", produzida pela Discovery Networks em parceria com o Center for the Book in the Library of Congress e emitida em vários canais Discovery e no The Learning Channel desde 1994.

O conceito "Grandes Livros" assenta na análise da obra mais emblemática de um escritor português: a estória, o contexto histórico, a importância que teve/tem, a história do autor. A selecção obedece ao seguinte critério: um livro por autor; autores portugueses falecidos; obras passíveis de serem abordadas em TV e apelarem a uma grande faixa da população.

Lista de obras para a primeira série de "Grandes Livros":

- Os Maias (Eça de Queirós)
- Os Lusíadas (Luís Vaz de Camões)
- O Delfim (José Cardoso Pires)
- Aparição (Vergílio Ferreira)
- Navegações (Sophia de Mello Breyner Andresen)
- Livro do Desassossego (Fernando Pessoa)
- Sinais de Fogo (Jorge de Sena)
- Sermão de S. António aos Peixes (P. Ant. Vieira)
- Viagens na Minha Terra (Almeida Garrett)
- Mau Tempo no Canal (Vitorino Nemésio)
- Peregrinação (Fernão Mendes Pinto)
- Amor de Perdição (Camilo Castelo Branco)

Fonte: RTP

Sem comentários: