sexta-feira

Trindade Coelho dá nome a Biblioteca em Mogadouro

Foi hoje inaugurada, na vila de Mogadouro, a Biblioteca Municipal Trindade Coelho.

Trata-se de um edifício de traçado contemporâneo, projectado pelo arquitecto Victor Mogadouro, dispondo de um conjunto articulado de espaços públicos, nomeadamente salas de leitura para adultos e infanto-juvenil, sala de animação infantil e sala polivalente destinada à realização de exposições, colóquios, encontros com escritores, etc. O edifício está implantado numa zona ajardinada junto a um espelho de água, localizada bem no centro da vila, estando próximo da Casa das Artes e dos Ofícios, e no local onde antigamente existia o campo de futebol e o mercado.

A designação da nova biblioteca pretende homenagear (finalmente e muito bem!) o escritor Trindade Coelho (1861-1908), natural de Mogadouro. Durante a cerimónia de inauguração será assinado, entre o Município e o Instituto dos Museus e da Conservação, o Contrato de Comodato relativo ao Legado de Trindade Coelho que ficará em exposição e arquivo na nova biblioteca.

O Legado de Trindade Coelho é um fundo museológico misto, composto por manuscritos, livros, fotografias, revistas, jornais e recortes, objectos de decoração, mobiliário e peças de uso pessoal, tendo sido, na sua maioria, constituído a partir da doação de bens efectuada ao Museu Abade de Baçal, de Bragança.

Depois dos atrasos na construção causados pela dificuldade do Governo transferir parte da verba correspondente à construção do edifício tal como estava previsto no Contrato-programa, esta vila transmontana abre hoje a sua biblioteca municipal numa região onde a interioridade paga-se caro.

Votos de muito boa sorte para a colega bibliotecária e desejos de que os mogadourenses saibam aproveitar este equipamento convenientemente. Convém sempre recordar à Câmara Municipal que o investimento continua a ser necessário depois da inauguração.

Fonte: DGLB com alterações
IMG: blog Trás-os-Montes

Sem comentários: