segunda-feira

Guia Interpretativo da NP EN ISO 9001:2000 na Administração Pública Local

"Um dos grandes desafios que as sociedades democráticas em todo o Mundo enfrentam nos dias de hoje é a necessidade de desenvolverem e manterem a confiança dos cidadãos nos órgãos e instituições do Estado.
A Administração Pública Local em Portugal desempenha um papel de elevada importância no desenvolvimento económico e social de Portugal, tendo assumido sempre no nosso regime democrático um papel de permanente acompanhamento da evolução da sociedade.

É nossa convicção, enquanto organismo certificador, que através da adopção de sistemas de gestão da qualidade e da sua certificação as entidades da Administração Pública Local podem controlar eficazmente as suas actividades, de modo a maximizar a satisfação dos seus clientes: os cidadãos que utilizam os seus serviços. A implementação de um sistema de gestão da qualidade fornece um modelo de gestão que permite assegurar a qualidade dos serviços prestados e promover, assim, a competitividade dos territórios por si administrados.

Uma Administração Pública Local com qualidade e em condições de gerar competitividade orienta-se para o cidadão, analisando e dando resposta às suas necessidades e expectativas de uma forma consistente e atempada, transmitindo deste modo confiança.

Actualmente verifica-se um aumento muito significativo do número de autarquias que investem na implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade de acordo com a NP EN ISO 9001:2000, apostando na diferenciação pelo mérito e na responsabilização pela prossecução dos objectivos.

A APCER com a publicação do presente guia interpretativo tem como objectivo principal facilitar a interpretação dos requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000 quando implementada em autarquias ou entidades destas dependentes, tendo em consideração as suas particularidades e a vasta gama de actividades que desenvolvem."

(Prefácio do Guia)
Img: APCER

Um grande desafio para as bibliotecas públicas que centram a sua actividade nos utilizadores e não em lógicas de gestão interna. Uma boa leitura para quem procura garantir a satisfação das expectativas dos seus utilizadores, visando a qualidade dos serviços, numa lógica de qualidade total.

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