domingo

Congresso da IFLA # Dia 3

Hoje, começam as apresentações no 78º Congresso da IFLA!

O dia começa com a sessão Newcomers. Nesta sessão é feita uma breve apresentação da Federação e são explicadas algumas questões fundametais dos Congressos para quem participa pela primeira vez. A sessão deste ano ficou marcada pelos depoimentos de 3 jovens profissionais que estavam no Congresso da IFLA pela segunda vez. O objectivo era explicarem aos "novos colegas" porque motivo foram e continuavam a estar presentes nos Congresso da IFLA.

Como alguém dizia hoje na sessão para newcomers é muito importante vir á IFLA ouvir as apresentações e ficar informado sobre as nossas actividades, projectos e investigações, mas mais importante ainda é conhecer os colegas, falar com as pessoas e iniciar contactos profissionais – as possibilidades de networking são a grande mais-valia destes congressos.
Também nesta sessão a "veterana" da IFLA Buhle Mbambo-Thata, dinamizou a sessão com humor e boa disposição, referindo que o mais divertido de participar nos congresso da IFLA é que ninguém consegue dizer os nossos nomes correctamente! De seguida faz uma plateia de c. de 400 tentar dizer o seu nome: Buhle Mbambo-Thata. Imaginam as gargalhadas!

Por aqui todas as pessoas falam umas com as outras e as oportunidades de conversar com colegas surgem durante as sessões ou no final com os autores, nas filas para o café ou de passagem num corredor ou banco. Todos estão disponíveis para conversar e trocar algumas ideias ou opiniões. Existirão com toda a certeza pessoas mais complicadas, mas talvez ainda no meu “estado de graça” causado por este ser o meu primeiro Congresso da IFLA, ainda não tive más experiências.

Após a sessão de abertura, que contou com os hábituais discursos, comecei por assistir à sessão 72 Building Strong Library Association (BSLA) and IFLA ALP. Nesta sessão a coordenadora, Fiona Bradley, apresentou os objectivos e as áreas de actuação deste grupo que criou um programa com a intenção de desenvolver competências junto dos profissionais para fortalecerem ou até criarem associações de bibliotecas/bibliotecários. Com base num programa piloto aplicado em 6 países, este programa oferece uma aproximação estratégica e organizada com vista à construção de associações sólidas e sustentáveis. Este programa pode ser aplicado a associações, bibliotecários ou apenas a comunidades de profissionais.

Este programa inclui os seguintes módulos: formações sobre criação e desenvolvimento de associações de bibliotecários/bibliotecas, estudo e explicação dos documentos base da IFLA, aconselhamento e consultoria sobre acordos e parcerias, estabelecimento de projectos em conjunto com outras associações e uma plataforma online para acesso à distância aos materiais e aos formadores.

Apesar de nesta fase o programa ter sido apenas aplicado em países onde as associações não existiam ou tinham pouca expressam, os resultados obtidos mostram que parte desta metodologia pode ser aplicada a outro tipo de associações com vista a assegurar o seu crescimento e sustentabilidade.

Sem muito tempo para almoçar – por aqui as refeições são feitas de forma rápida entre cada sessão – passei logo para a sessão 76 “Statistics and evaluation crisis? What crisis? The use os statistics and data for libraries at a turning point”. Nesta sessão foram apresentados 5 projectos sobre como os dados estatísticos servem para justificar a existência de bibliotecas em diferentes contextos e de múltiplas formas.

A sessão começa com uma apresentação de 2 colegas da Biblioteca Nacional da República Dominicana (“2nd. National Census of Dominican Libraries: vital statistics at a turning point”) que relatam a sua experiência na realização de um Census às 1500 bibliotecas existentes no país. Este Census pretendia ter uma imagem o mais fiel possível do estado das bibliotecas, tendo recolhido dados sobre datas de construção de edifícios, número de recursos humanos, equipamento existentes, colecção, mobiliário ou condições de higiene e segurança no trabalho. Este estudo foi elogiado pelo Coordenador do Comité de Estatística e Avaliação da IFLA, que referiu o rigor da metodologia adoptada e a necessidade de aplicar este método a todos os países.

Seguiu-se uma apresentação feita por um colega da Stuttgart Media University, na Alemanha, (“Supporting strategic change through statistics of virtual library usage”) que falou sobre a necessidade de continuar a recolher dados estatísticos sobre utilizadores e obras consultadas mesmo quando falamos de bibliotecas digitais. Com base numa simples linha de código inserido na construção da página HTML é possível apurar dados estatísticos que ajudam a justificar a necessidade da biblioteca real. Este projecto surgiu da necessidade que uma biblioteca teve de justificar a sua existência física, face a uma grande diminuição do número de utilizadores presenciais, como consequência de uma digitalização massiva das suas colecções.

“Measuring the public library's societal value: a methodological research program” foi o título da apresentação que dois colegas holandeses fizeram para mostrar os resultados preliminares de um estudo que pretendia mostrar a necessidade e a utilidade da biblioteca pública numa fase de redução de orçamentos e de crise generalizada na área da cultural. Dos resultados apresentados sobressai

Uma colega norte-americana do OCLC apresentou um modelo de gestão e avaliação de bibliotecas universitárias baseada nos utilizadores “User-centered decision making: a new model for developing academic library services and systems”. Este modelo baseado numa metodologia bastante rigorosa de contactos regulares com os estudantes permitiu identificar as principais vantagens e desvantagens do serviço, ao mesmo tempo que identificou as principais oportunidades e desafios. De uma forma geral, confirmou algumas das nossas expectativas quanto à visão que a maioria dos estudantes universitários tem das bibliotecas e em especial dos bibliotecários. Pelo contacto regular com os alunos permite fazer uma comparação e evolução das opiniões e aferir das alterações efectuadas na biblioteca.

Importa referir que de uma forma geral todas as comunicações desta sessão procuraram mostrar como os dados estatísticos, apresentados de forma responsável, podem ser os grandes aliados das bibliotecas, sendo que não existe uma metodologia ideal para todas as realidades devendo ser adaptadas conforme a biblioteca, as necessidades e os objectivos a atingir.

IMG: IFLA Express

As comunicações apresentadas no 78º Congresso da IFLA estão disponíveis neste endereço:

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