quinta-feira

Código de Ética para Bibliotecários e Outros Profissionais de Informação (IFLA)


Bibliotecários de todo o mundo estão conscientes das implicações éticas da sua profissão. Em mais de 60 países associações de bibliotecas desenvolveram e aprovaram códigos nacionais de ética para bibliotecários.

Profissionais de áreas afins, como os arquivistas ou os profissionais de museus, possuem códigos de ética internacionais. Durante muitas anos o ICA (International Council of Archives) e o ICOM (International Council of Museums) aprovaram, desenvolveram e actualizaram os seus códigos de ética internacionais para arquivos e museus, mas até agora a IFLA e os bibliotecários não possuiam um documento semelhante.

Entre 2011 e 2012, um grupo de trabalho do FAIFE pesquisou, consultou e compilou diversos códigos de ética para bibliotecários. Centenas de comentários de membros e não membros da IFLA foram recebidos e considerados para este documento, tendo a sua versão final sido enviada para a Direcção da IFLA para análise. O Código de Ética da IFLA para Bibliotecários e Outros Profissionais de Informação foi aprovado em Agosto de 2012.

Para a elaboração deste documento o comité FAIFE (IFLA) consultou cerca de 40 códigos de ética para bibliotecários de todo o mundo, incluindo o Código de Ética para os Profissionais de Informação em Portugal.

Este Código é apresentado numa versão longa, em texto integral, e numa versão resumida, apenas com os principais aspectos e para consulta rápida. 

Código de Ética - versão longa

Código de Ética - versão resumida

Nota: O grupo de trabalho de elaborou este código é composto por 5 membros ou ex-membro do Comité FAIFE (IFLA), originários de 5 países: Loida Garcia-Febo, Anne Hustad, Hermann Rosch, Paul Sturges and Amelie Vallotton).
(IFLA|FAIFE)

Sem comentários: