sexta-feira

IFLA 2012: Prémio de Melhor Poster "Prison Library Now"

Como forma de promover e premiar o formato de poster enquanto elemento de comunicação científica, todos os anos durante a sessão de encerramento do Congresso da IFLA é atribuído um prémio ao melhor poster apresentado.

As propostas de poster devem seguir o tema do Congresso e podem ser apresentados num poster impresso ou por fotografias, gráficos e texto afixados num painel. Os posters devem ser elaborados numa das línguas oficiais da IFLA: Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Alemão, Russo e Espanhol.
Os critérios para análise dos poster e atribuição do prémio são os seguintes: conteúdo, aspecto gráfico, qualidade da informação e apresentação feita.

Este ano no Congresso da IFLA, que decorreu de 11 a 17 de Agosto em Helsínquia, foram apresentados 196 posters, oriundos de mais de 100 países diferentes. Expostos no Hall 4 e 5 do Helsinki Exhibition & Convention Centre, junto à zona da Exposição, os posters podiam ser vistos durante 3 dias, sendo que existem 2 períodos obrigatórios em que os autores devem estar junto aos posters para efectuar as apresentações.

Em 2012, o Prémio de Melhor Poster foi atribuído ao poster com o título "Prison Library Now", que apresentava a experiência de renovação de espaços e serviços realizada na Biblioteca do Estabelecimento Prisional de Munster na Alemanha. 

Com Gerhard Peschers junto ao poster vencedor do Prémio de Melhor Poster IFLA 2012.

Foi numa das sessões de poster que tive oportunidade de falar com Gerhard Peschers, bibliotecário no Estabelecimento Prisional de Munster, na Alemanha. Em 2007, aquando da atribuição do Prémio de Biblioteca do Ano (Alemanha), já tinha trocado alguns emails com ele, mas só este ano no Congresso da IFLA tive oportunidade de o conhecer pessoalmente. Parabéns Gerhard!

Folheto explicativo do poster "Prison Library Now".

Sem comentários: