domingo

Unwanted books go up in flames

A queima de livros esteve sempre relacionada com censura, perseguições, regimes políticos ditatoriais e falta de liberdade de expressão. Mas e se a queima de livros fosse uma forma de protesto pela falta/redução de hábitos de leitura?

Uma notícia da CNN fez-me recordar uma situação que actualmente se deve colocar a alguns bibliotecários. O que fazer quando existem guardados nas caves das bibliotecas centenas de livros antigos (sem valor patrimonial), desactualizados e alguns em mau estado de conservação?

Ultrapassada a ideia de que todas as bibliotecas são repositórios universais de livros e que devem preservar toda e qualquer forma de manifestação do intelecto humano como resolver esta situação que com toda a certeza atinge profundamente as nossas convicções.

O excerto da notícia em que o dono da livraria afirmar que as bibliotecas não aceitaram a oferta dos seus livros porque não tinham espaço fez-me relembrar esta questão! E que dizer pelo aparente "desrespeito pela palavra impressa" que é referido na notícia?!

Qual o lugar que o livro (enquanto objecto) ocupa na sociedade actual?

Ainda na semana passada uma colega minha dizia que as pessoas oferecem livros que já não querem (velhos?) às bibliotecas como forma de transferir o eventual peso de consciência em colocar livros no lixo!

Mas quais as consequências da explosão do mercado editorial nos últimos anos para as bibliotecas, para as questões de conservação e armazenamento dos documentos e para um eventual rompimento de dogmas em relação à forma como são vistos os documentos impressos e a palavra escrita?

Será hoje em dia o livro impresso um mero suporte para a transferência de informação e conhecimento?! E se for assim porque razão ainda tantas pessoas não se sentem à vontade quando chega a hora de mandar fora livros?!

É ou não aceitável colocar livros no lixo?!

Um dos expectadores referido nesta notícia diz: "I think given the fact it is a protest of people not reading books, it's the best way to do it.""(Wayne has) made the point that not reading a book is as good as burning it."

Será mesmo assim?!
Imagem: site cnn

2 comentários:

Anónimo disse...

Como é Possível???

Será mesmo verdade?

Eu não quero acreditar que seja mesmo verdade....
Se não estamos perante uma aberração!!

Bruno Duarte Eiras disse...

Olá, Susana
Nada como uma boa forma de protesto para chamar a atenção! :-)