quarta-feira

Blog for a cause!

Blog for a Cause!: The Global Voices Guide of Blog Advocacy explica como os activistas podem utilizar os blogs como parte de campanhas contra as injustiças no mundo. Nestas situações os blogs podem ajudar de várias formas. Sendo uma forma rápida e barata de criar uma presença na Internet, de difundir informação sobre uma causa ou situação e de organizar acções e manifestações de pressão política/social/institucional, os blogs podem ser uma forma de comunicação muito útil.
Blog for a Cause!: tem um duplo objectivo: informar e motivar. Este guia foi concebido como uma ferramenta útil, acessível e de utilização prática, fornecendo diversas dicas sobre como usar um blog para a sua situação específica.

Este guia está organizado em 5 secções:
  1. Perguntas frequentes sobre como um blog pode ser utilizado como espaço de pressão pública;
  2. Os 5 elementos chave para qualquer blog de pressão;
  3. Os 4 passos para criar um blog de pressão;
  4. Como tornar um blog num espaço dinâmico e agregador de activistas;
  5. Dicas para proteger os autores de um blog de pressão.

Para além destas informações, este guia refere alguns exemplos de blogs de pressão utilizados em várias regiões do mundo e com objectivos diferentes: violação dos direitos humanos, violência, discriminação, fraudes. etc.

Este guia é da autoria de Mary Joyce, estudante em Boston, e foi supervisionado pela Global Voices Advocacy, um projecto que luta contra a censura no mundo, pertencente à Global Voices online.

O download do Blog for a Cause!: em língua inglesa pode ser feito neste link.

Depois de ler esta obra será caso para dizer: Bibliotecários de todo o país: Uni-vos!

Fonte: FAIFE-L
Imagem: Blog for a cause

Sem comentários: